sábado, 10 de dezembro de 2011

Vice-primeiro-ministro da Sérvia apresenta demissão após adiamento da UE



SCA – LUSA

Bruxelas, 09 dez (Lusa) - O vice-primeiro-ministro sérvio, Bozidar Djelic, responsável pelas negociações com a União Europeia (UE), apresentou hoje a demissão depois do bloco europeu ter adiado a decisão sobre a candidatura de Belgrado para fevereiro de 2012.

"Tinha dito que se não conseguíssemos o estatuto de candidato, apresentaria a minha demissão, vou manter a minha palavra", afirmou Bozidar Djelic, numa conferência de imprensa em Bruxelas, após o final da cimeira europeia, que decorreu hoje e quinta-feira.

Belgrado esperava obter luz verde para a sua candidatura à UE nesta cimeira europeia.

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, declarou hoje que a UE deverá decidir em fevereiro de 2012 sobre a candidatura da Sérvia, com "o objetivo claro de conceder o estatuto de candidato".

"Vamos continuar a avaliar a situação e os compromissos da Sérvia", referiu Rompuy, que falava à comunicação social.

A decisão deverá ser tomada em fevereiro, para a confirmação "do Conselho Europeu no início de março", acrescentou Rompuy.

Bozidar Djelic classificou a situação como "lamentável", mas assegurou que a Sérvia "não vai mudar de política" e vai continuar com o diálogo com as autoridades de Pristina (Kosovo), uma condição exigida pela UE para atribuir a Belgrado o estatuto de candidato.

"Vamos respeitar todos os nossos compromissos e vamos fazer tudo o for possível para obter o estatuto", garantiu Djelic.

O Presidente sérvio, Boris Tadic, afirmou hoje que Belgrado "não pode e não deve renunciar ao seu futuro europeu", indicando ainda que qualquer outra decisão "teria consequências a longo prazo na vida dos cidadãos sérvios".

Um outro membro da ex-Jugoslávia, a Croácia, assinou hoje o Tratado de Adesão, passando a membro de pleno direito em julho de 2013.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana