sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A ONU EM TIMOR-LESTE EXPLORA TRABALHO INFANTIL, E NOUTROS PAÍSES?



ANA LORO METAN

Em matéria recente, no título “TRABALHO INFANTIL TAMBÉM É PRÁTICA DE MULTINACIONAIS EM TIMOR-LESTE” abordei o trabalho infantil em Timor-Leste e referi nesse texto que a própria ONU, elementos seus em Timor-Leste, usam e abusam dessa violação aos direitos da criança e às normas internacionais, que a própria constituição da República de Timor-Leste consagra.

Nem de propósito, ao ler ainda há pouco o Timor Hau Nian Doben, blogue timorense de destaque reconhecido, deparei com esta fotografia, aqui exibida em cima, numa postagem daquele blogue. Crianças lavando uma viatura da ONU.

A ONU em Timor-Leste, como noutros países certamente, é useira e vezeira nesta prática ilegal, pergunta-se: com que legitimidade pode reprovar outras que a aplicam?

Pergunte-se ainda a Ameerah Haq, representante especial (?) do secretário geral da ONU em Timor-Leste, se considera pedagógico apregoar determinado principio que viola sistematicamente aos olhos dos cidadãos timorenses?

Outras perguntas haveria para fazer mas a intenção é ser breve e concisa.

Devemos imaginar que a argumentação dos da ONU que violam descaradamente as leis, neste aspeto, vai basear-se em “prestar ajuda” porque a troco do trabalho das crianças, que os Ónus não querem fazer, dão algumas moedas ou géneros. Até é possível escutarmos essa desculpa esfarrapada da parte de pedófilos – porque não são outra coisa – que se aproveitam de crianças que se prostituem… a troco de umas moedinhas, de uma nota de muito baixo valor ou de géneros – alimentícios ou outros.

A prova fotográfica do afirmado anteriormente está aqui pespegada. A própria ONU, os que trabalham para a organização, são aqueles que praticam e propagam os maus hábitos e os maus exemplos. Quem lhes mostra o certo e o errado? Quem lhes mostra que eles e elas estão ali para trabalharem em prol do bem do povo e do país (principescamente remunerados), serem bons exemplos, e não para depravações e violações das leis?

10 comentários:

Anónimo disse...

Adoro esta malta que manda bitaites e nem mora em Timor. Que bimbos! Vêm uma foto e começam logo a dizer mal, não sem antes confirmar a veracidade das coisas. A tática é a seguinte: os carros ficam estacionados, as crianças limpam os carros e quando os donos voltam, cobram-lhes! Simples
Uma sugestão, e que tal levantarem esses rabinhos e virem para Timor-Leste? Largar a vidinha de electricidade 24h e água potável... falar é facil, agir é que é mais complicado!

Anónimo disse...

e acordo com o anónimo acima.

Anónimo disse...

Não sou fã da ONU, mas há que ter algum cuidado com o que se diz. Só mesmo não vivendo em Díli é que se acha que isto é trabalho infantil. Que diremos das crianças que andam carregadas de fruta a vender nas ruas da cidade? Oh, Ana, veja se é mais rigorosa para que possamos continuar a lê-la com o mesmo agrado!

Anónimo disse...

A ONU esta semana matou três timorenses em acidentes rodoviários, entre as vitimas encontra-se uma criança. Não percebo estes cowboys.

Página Global disse...

Anónimo 05:38

Diz:

1 - "Adoro esta malta que manda bitaites e nem mora em Timor."

2 - "A tática é a seguinte: os carros ficam estacionados, as crianças limpam os carros e quando os donos voltam, cobram-lhes! Simples."

Esclareço: Moro em Timor há quase 80 anos se contarmos com o tempo da minha concepção pelos meus pais. Ofereci aos carniceiros de Suhato um marido e dois filhos, por último, em 1999, uma filha e uma neta. Para morar em Timor-Leste não preciso de estar no país fisicamente mas desde 2001 que não se passam dois anos sem lá esteja por boas temporadas. Mas também sou portuguesa, e angolana, e moçambicana, e cidadã do mundo.

O que afirma em 2 é parte de verdade. Há casos, ou havia porque eu vi, em que internacionais da ONU convidavam crianças a lavarem-lhes viaturas... Isso é trabalho infantil.

Mesmo nos casos como o que cita, "eles limpam à revelia e cobranm"... Pois só deviam não ter criado essa habituação. Isso é trabalho infantil.

Sobre as cargas que as crianças suportam e se vê nas ruas e caminhos de TL já escrevi e até lamentando que a PNTL nada faça. Porque pode fazer. Porque deve fazer. Crianças é para brincarem.

E sobre a pedofilia e crianças que se prostituem nas barbas de muitos internacionais... Também não é verdade? Claro que é. Ao menos os internacionais sabem disso. Ou não?

Repare: Em TL existem bons internacionais da ONU e uns quantos(as) qie não prestam, não merecem ser selecionados. Certamente sabe disso. O que escrevi é dirigido a esses(as).

Trabalho infantil é trabalho infantil. A bondade, a caridadezinha, não justifica impunidades. Oferecer sem condições é que é de cristão caso contrário será negócio.

Muito agradecida por intervir. Será sempre bem vindo(a).

Ana

Anónimo disse...

Ana,

Eles querem tapar o sol com a peneira, ignore-os! Gastar o seu tempo o que ele eles não querem entender, a Ana está apenas a dar pérolas a porcos. O que diz é verdade, na realidade pessoas minhas amigas da ONU confirmam a veracidade das suas palavras. As crianças apenas o fazem, porque sabem que vão ser remuneradas, um hábito criado por esta organização. Inadmissível!

É preocupante também saber que nada fazem para pôr um ponto final nesta situação, sem denunciarem estas situações às autoridades timorenses... Crianças a trabalhar, é o pão nosso de cada dia em Díli e não só... Tudo porque este governo e também a sociedade civil fecha os olhos a esta situação, preferem continuar cegos, surdos e mudos. Dá menos trabalho... Trabalho infantil em Díli é visível até a um cego, mas o maior cego é aquele que não quer ver!

"Uma sugestão, e que tal levantarem esses rabinhos e virem para Timor-Leste? Largar a vidinha de electricidade 24h e água potável... falar é facil, agir é que é mais complicado!"

O/a comentarista, mesmo vivendo em Timor, eu duvido que saiba o quê viver como a maioria dos timorenses vive, afinal tem acesso à Net, acredite que a maioria dos timorenses não têm esse privilegio, quem está a " mandar bitaites" é a sua pessoa porque " ladra" de barriga cheia!

Ana, os cães ladram e a caravana passa!

Lisa

PS: Neste momento existe outra situação preocupante, pessoal da ONU está a matar timorenses em acidentes de viação, sem no entanto tomarem responsabilidade perante as famílias destes homicídios involuntários. Acho que já tivemos mortes que chegue em Timor...

Anónimo disse...

Ana,

Eles querem tapar o sol com a peneira, ignore-os! Gastar o seu tempo com o que não querem entender, a Ana está apenas a dar pérolas a porcos. O que diz é verdade, na realidade pessoas minhas amigas da ONU confirmam a veracidade das suas palavras. As crianças apenas o fazem, porque sabem que vão ser remuneradas, um hábito criado por esta organização. Inadmissível!

É preocupante também saber que nada fazem para pôr um ponto final nesta situação, sem denunciarem estas situações às autoridades timorenses... Crianças a trabalhar, é o pão nosso de cada dia em Díli e não só... Tudo porque este governo e também a sociedade civil fecha os olhos a esta situação, preferem continuar cegos, surdos e mudos. Dá menos trabalho... Trabalho infantil em Díli é visível até a um cego, mas o maior cego é aquele que não quer ver!

"Uma sugestão, e que tal levantarem esses rabinhos e virem para Timor-Leste? Largar a vidinha de electricidade 24h e água potável... falar é facil, agir é que é mais complicado!"

O/a comentarista, mesmo vivendo em Timor, eu duvido que saiba o quê viver como a maioria dos timorenses vive, afinal tem acesso à Net, acredite que a maioria dos timorenses não têm esse privilegio, quem está a " mandar bitaites" é a sua pessoa porque ladra de barriga cheia!

Ana, os cães ladram e a caravana passa!

Lisa

PS: Neste momento existe outra situação preocupante, pessoal da ONU está a matar timorenses em acidentes de viação, sem no entanto tomarem responsabilidade perante as famílias destes homicídios involuntários. Acho que já tivemos mortes que cheguem em Timor...

Anónimo disse...

Srª Ana,
My respect!

Agora desenvolvendo um pouco mais os temas que referiu. Trabalho infantil existe e muito, não só em Díli, mas também nos distritos. A PNTL não intervém? É pena porque primeiro eles têm que se auto disciplinar e depois os restantes.

A polícia local tem autoridade, mas não é essa autoridade que o pessoal de fora está habituado. Se eles nem a ocorrência de um simples acidente o fazem correctamente, quanto mais impedir as crianças nas ruas a vender o quer que seja.
Muitas famílias timorenses preferem colocar as suas crianças a trabalhar do que mandá-las para a escola. Ou na pior das hipóteses, estão na escola de manhã e à tarde vão trabalhar. Infelizmente, não sobra é tempo para brincar…

Pedofilia a rodos, e levanta-se novamente a questão do dinheiro.

“Em TL existem bons internacionais da ONU e uns quantos(as) que não prestam, não merecem ser seleccionados. Certamente sabe disso. O que escrevi é dirigido a esses(as).” TOTALMENTE VERDADE!!

“O/a comentarista, mesmo vivendo em Timor, eu duvido que saiba o quê viver como a maioria dos timorenses vive, afinal tem acesso à Net, acredite que a maioria dos timorenses não têm esse privilegio, quem está a " mandar bitaites" é a sua pessoa porque " ladra" de barriga cheia!”

Sei exactamente o que é viver como um timorense porque durante mais de um ano dormia rodeado de baratas, ratos, tokes, e não me fazia confusão nenhuma. Estou em Timor, tenho que me sujeitar. O mesmo acontecia nas restantes divisórias da casa. Nas várias vezes que fui aos distritos, era o mesmo cenário.

Quanto ao acesso à internet, há uma coisa chamada partilha e apesar de em Timor-Leste ser ridiculamente má e a preços proibitivos, ainda temos cyber cafés para sabermos o que se passa no resto do mundo.

“Neste momento existe outra situação preocupante, pessoal da ONU está a matar timorenses em acidentes de viação, sem no entanto tomarem responsabilidade perante as famílias destes homicídios involuntários. Acho que já tivemos mortes que chegue em Timor...”

Perguntem a alguém que more em Díli e tentem saber como anda o trânsito diariamente. Pois bem, passo a explicar. Os locais não conduzem mal, mas sim muito mal! Não têm noção das regras de trânsito, portanto já estão a imaginar o caos, certo?

O acidente que envolveu a morte de uma criança, pergunto eu, ela levava capacete? É de uma total irresponsabilidade! E as razias que as motos fazem aos carros são assustadoras.

Porque raio as pessoas levam as crianças nas motos sem capacete? Sim, não é só uma ou duas, mas várias crianças. Quanto à velocidade média dos carros, é ao ritmo da vida diária (20km/h).

A ONU também tem culpa no cartório, são muitas as nacionalidades e basta um estar envolvido num acidente e dá a entender que todos conduzem mal.


Regras de trânsito? Primeiro a educação, depois o resto.

Anónimo disse...

Mete-me pena ver que escolheram o Ruak para servir os vossos propósitos. O vosso candidato e o Rogeirio Lobato e esse sim e um grande bandido.

Anónimo disse...

http://paginaglobal.blogspot.com/2011/10/rogerio-lobato-um-injusticado-agora.html

Mais lidas da semana