domingo, 18 de dezembro de 2011

Portugal: António José Seguro acusa Pedro Passos Coelho de fazer "tudo pelos mercados”



RTP

O secretário-geral do PS, António José Seguro, voltou hoje a acusar o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, de ser "apaixonado pela austeridade" e de fazer "tudo pelos mercados".

Passos Coelho "está convencido que é com mais medidas de austeridade que consegue acalmar os mercados, numa lógica de `nada contra os mercados, tudo pelos mercados`", disse, adaptando uma antiga palavra de ordem do ditador Salazar: "Tudo pela Nação, nada contra a Nação!".

António José Seguro intervinha num almoço de Natal com militantes em Maiorca, no concelho da Figueira da Foz.

"Não é essa a nossa opção", disse, acusando o primeiro-ministro de, nestes cinco meses de Governo, ter tomado medidas face à crise que "vão além do memorando da troika".

O líder socialista recordou que o PS defende que cabe ao Governo uma intervenção para que sejam "criadas novas oportunidades de emprego" e que "ajude o país a sair da crise com menos sacrifícios".

Na sua opinião, importa no plano internacional "acabar com os paraísos fiscais", uma decisão "que precisa de ser tomada e que já vem tarde".

António José Seguro assegurou que não será possível "regular os mercados" se não acabarem as "off shores".

Os estados, segundo o secretário-geral do PS, não conseguirão debelar a crise se continuarem "a permitir que existam abrigos para dinheiros que não têm a ver com a economia e têm a ver exclusivamente com a especulação".

Na sua ótica, "já temos uma troika em Portugal, mas pelos vistos há uma outra troika que se anuncia: a senhora Merkel, o senhor Sarkozy e o Pedro Passos Coelho".

Em declarações aos jornalistas, António José Seguro comentou declarações do ministro da Presidência e Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, no âmbito da reunião de hoje do Conselho de Ministros, concordando em parte com alguns dos objetivos do Governo para 2012.

"Tem de haver também estímulos ao crescimento da economia e ao crescimento do emprego", e não apenas medidas de austeridade, objetivos também preconizados pelo PS nos últimos meses, disse o líder socialista.

Intervieram ainda no almoço o secretário coordenador da Federação de Coimbra do PS, o deputado Mário Ruivo, e o presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, entre outros.

Sem comentários:

Mais lidas da semana