domingo, 18 de dezembro de 2011

Portugal: "Convenção de Lisboa" formaliza hoje auditoria cidadã à dívida pública



PGR (ATF) – LUSA - ontem

Lisboa, 17 dez (Lusa) - A Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida Pública realiza hoje a "convenção de Lisboa", onde irá debater o projeto e eleger os nomes da comissão que procederá à auditoria.

Meio milhar de pessoas inscreveu-se 'online' no site da iniciativa (www.auditoriacidada.info) para participar hoje na convenção de Lisboa, que decorrerá no antigo cinema S. Jorge, disse à Lusa uma das promotoras da iniciativa, a cineasta Raquel Freire.

"Vamos ter um debate aberto a toda a gente, em que se vai apresentar uma resolução política, e os nomes da comissão que vai fazer esta auditoria", disse Freire. "A comissão fará depois o seu trabalho, ver que parte desta dívida é legítima ou ilegítima e perceber o que estamos a pagar e porquê."

A iniciativa de auditoria cidadã foi lançada no mês passado por um grupo de cidadãos, entre os quais a antiga secretária de Estado da Educação socialista Ana Benavente, o economista José Castro Caldas e o secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva.
"A ideia é que durante o primeiro semestre de 2012 este trabalho fosse realizado e concluído, o que não impede que dentro de um a dois meses não possam ter alguns dados setoriais já razoavelmente completos", disse à Lusa outro dos envolvidos nesta iniciativa, o ex-deputado do Bloco de Esquerda José Gusmão.

A iniciativa portuguesa inspira-se em projetos semelhantes lançados por grupos de cidadãos de países como a Grécia ou a Irlanda.

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana