sábado, 10 de dezembro de 2011

Portugal: HÁ MAIS DE 23 MIL CASAS SEM ÁGUA CANALIZADA



JORNAL DE NOTÍCIAS

Mais de 23 mil habitações em Portugal não têm água canalizada e 17 mil não têm sistema de esgotos, revelam os dados provisórios dos Censos 2011, divulgados esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

"As condições de habitabilidade dos alojamentos melhoraram significativamente, sendo que a água canalizada, esgotos e duches estão presentes em praticamente todos os alojamentos", disse o coordenador dos Censos do INE, Fernando Casimiro.

Em termos percentuais, os casos das habitações sem condições mínimas de habitabilidade são residuais, no entanto, ainda existem 23.579 alojamentos sem água canalizada (0,59% do total nacional) e 17.966 habitações sem esgotos (0,45%).

Fernando Casimiro sublinhou que nos últimos dez anos houve uma redução de 69% de alojamentos sem água canalizada e 70% nas casas sem esgotos.

Algarve e Alentejo são as zonas onde se concentram mais casos de alojamentos sem condições de habitabilidade. Já no que toca a carências nas casas de banho, os maiores problemas registam-se no Alentejo e no Norte do país.
  
A ausência de casa de banho com instalação de banho ou duche acontece em 79.924 casas. Apesar dos números elevados, o INE registou uma redução de 66% de alojamentos sem instalações sanitárias, sublinhou Fernando Casimiro, explicando que todos estes casos foram detectados em casas normalmente habitadas.

Os números revelam ainda que "os edifícios e alojamentos cresceram significativamente nos últimos dez anos, passando de 12,1% para 16,3%".
  
Comparando o aumento de habitações com o número de famílias, Fernando Casimiro conclui que existem cada vez mais "residências secundárias ou vagas".

O parque habitacional continua a ser renovado, sendo já menos do dobro as construções anteriores a 1960 comparativamente com as construídas depois de 2001.

Sem comentários:

Mais lidas da semana