domingo, 18 de dezembro de 2011

Portugal: Seguro desafia PM a pôr fim à austeridade e apostar no crescimento



RB - LUSA

Viseu, 17 dez (Lusa) - O secretário-geral do PS lançou hoje um "desafio" ao primeiro ministro Pedro Passos Coelho para "aproveitar" o Conselho de Ministros extraordinário de domingo para anunciar que vai pôr "fim à austeridade".

António José Seguro, num jantar do PS de Viseu, disse, dirigindo-se ao primeiro ministro, que "chega de aventuras", de "meter medo aos portugueses" e que "chega de más notícias", apelando a Pedro Passos Coelho que anuncie "medidas concretas" para o crescimento e o emprego.

"Quero lançar desde Viseu um desafio ao primeiro ministro: (no domingo) tem uma boa oportunidade para dar uma boa notícia aos portugueses. O Conselho de Ministros vai reunir extraordinariamente e eu desfio o primeiro ministro a que finalmente ponha fim à austeridade e que tome medidas concretas para o crescimento económico e para o emprego no país".

Seguro admitiu que "é necessária austeridade para consolidar as contas públicas", mas defendeu que "não é preciso tanta austeridade", sublinhando por diversas vezes na sua intervenção a urgência de uma agenda para o crescimento da economia e do emprego.

O líder do PS disse mesmo que, no lugar de Passos Coelho, também recorreria à austeridade, mas "menos austeridade", sinalizando a "obrigação do primeiro ministro" anunciar as referidas medidas concretas para que o país possa ver a sua economia a crescer e o desemprego a diminuir.

Para António José Seguro, os portugueses precisam de "estímulo e esperança" e as empresas de apoio porque, indicando com maior ênfase as que estão no setor da exportação, muitas estão "sem dinheiro para se pré-financiar" de forma a poderem manter a produção e a colocar bens nos mercados onde ainda existe forte poder de compra.

Referindo-se à dívida, Seguro garantiu que o PS defende que esta seja paga e honrada, mas frisou não conhecer "nenhum país que tenha pago a sua dívida empobrecendo".

"Mal vai o país em que o seu governo só tem austeridade para apresentar", afirmou em tom de exclamação mas lamenta que o primeiro ministro, referindo-se a uma recente entrevista, quando questionado sobre o que fará se as atuais medidas falharem, responde apenas que "só tem mais medidas de austeridade para apresentar".

António José Seguro afirmou ainda, em Viseu, estar consciente da necessidade de "reduzir a despesa", mas sinalizou que a situação exige uma "economia a crescer".

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana