terça-feira, 6 de dezembro de 2011

PR anuncia até à primeira semana de janeiro se é candidato às presidenciais de 2012




MSE - LUSA

Díli, 06 dez (Lusa) - O Presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, disse hoje que até à primeira semana de janeiro tem de decidir "impreterivelmente" se é candidato às eleições presidenciais de 2012.

"Na primeira semana de janeiro, terei de impreterivelmente dizer", afirmou José Ramos-Horta, quando questionado pela agência Lusa sobre quando ia anunciar uma decisão.

O Presidente timorense tem criado alguma expetativa sobre a sua recandidatura ou não às presidenciais.

Na corrida para ao cargo de Presidente da República já estão o antigo chefe das Forças Armadas timorenses general Taur Matan Ruak, com uma candidatura independente, o atual presidente do Parlamento nacional, Fernando La Sama de Araújo, apoiado pelo Partido Democrático, bem com Manuel Tilman, deputado do partido KOTA (União dos Filhos Heroicos da Montanha).

A Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (FRETILIN) anunciou recentemente que apoia o presidente do partido, Francisco Lu Olo Guterres, na corrida às presidenciais.

O PSD (Partido Social-Democrata) e o CNRT (Conselho Nacional de Reconstrução de Timor-Leste) remeteram para janeiro uma decisão sobre o candidato a apoiar.

O secretário-geral do CNRT, Dionísio Babo, já afirmou que não será uma surpresa se Taur Matan Ruak for um potencial candidato do partido às presidenciais, mas a decisão só é tomada em janeiro.

Outro candidato às presidenciais de 2012, que devem realizar-se em meados de março, é o antigo ministro do Interior Rogério Lobato.

*Ler sobre TL ELEIÇÕES PR 2012 em secção que está a ser editada em Página Global

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas realmente, ainda existe alguem que quer saber se esse atrazado mental se candidata ou nao, seja para o cargo de PR ou Chefe-Suco de Meti Aut?

Meu Deus, este homen nao vale a ponta dum corno.

Anónimo disse...

ANA LORO METAN TEM TODA RAZÃO. Aqui esta o primeiro sinal de um ditador militar. Matan Ruak, assim como o Ramos Horta e o Xannana Gusmão, é mais um que não respeita a lei e pisa nos direitos dos outros. Neste caso, o direito dos outros candidatos e do povu timorense que quer um processo eleitoral justo.

"CJITL - Quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 - Tradução de Zizi Pedruco para o Timor Hau Nian Doben

Na passada segunda-feira, dia 5 de dezembro, o candidato independente ao cargo de presidente da República, Taur Matan Ruak, visitou o subdistrito de Ataúro, distrito de Díli, para fazer campanha presidencial.

Apesar do calendário eleitoral ainda não ter sido estipulado pela Comissão Nacional de Eleições, Taur Matan Ruak continua a efetuar a sua campanha.

No seu discurso aos seus apoiantes de Ataúro Vila ele afirmou que, neste momento quem é mais rápido é quem vai ganhar.

" Algumas pessoas dizem que o calendário (eleitoral) ainda não foi determinado, mas alguns candidatos já começaram as suas campanhas, eu quero dizer que nos tempos que decorrem, quem for mais rápido é quem vai ganhar", declarou Taur.

Durante o seu discurso Taur encorajou o povo de Ataúro a continuar a contribuir para o desenvolvimento desta nação, do mesmo modo como os filhos de Ataúro o fizeram durante a luta pela libertação.

(Marcelino Pereira/CJITL)

Publicada por TIMOR HAU NIAN DOBEN em 08:14 "

Mais lidas da semana