sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

PROTESTO CONTRA MEDIDAS DE AUSTERIDADE REUNIU MILHARES EM BRUXELAS




JORNAL DE NOTÍCIAS - foto Georges Gobet/AFP

A manifestação convocada esta sexta-feira contra as medidas de austeridade previstas no próximo orçamento de Estado, em Bruxelas, juntou 52 mil pessoas, segundo a polícia, e 80 mil, segundo os três sindicatos que organizaram o protesto.

A marcha saiu pela 10.30 horas (9.30 horas em Portugal continental) da Gare do Nord, com destino marcado na Gare do Midi, onde começaram a chegar três horas depois, empunhando tarjas com frases como "A culpa é deles, a dívida é deles, não nossa" e "Não à austeridade cega".

O futuro primeiro-ministro belga, o socialista francófono Elio Di Rupo, reuniu-se com os líderes sindicais, sendo que o resultado do encontro ditará a decisão sobre a convocação de uma greve-geral no país.

Na origem da manifestação - que se repetirá na próxima sexta-feira, em Liège - está a contestação das medidas de austeridade previstas no orçamento plurianual 2012-2014 do futuro Governo de coligação, que tomará posse na próxima semana.

As reduções orçamentais previstas prevêem uma poupança de 11 mil milhões de euros em 2012, na sua maior parte a partir de cortes na despesa pública estando ainda previsto um aumento na carga fiscal.

A manifestação foi marcada por três organizações sindicais.

Mais Dinheiro Vivo

Sem comentários:

Mais lidas da semana