quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

RAMOS HORTA VAI RECANDIDATAR-SE NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS 2012




ANA LORO METAN

Foi há dois dias que vimos notícia sobre o momento em que Ramos Horta, atual PR de Timor-Leste, anunciará se vai recandidatar-se ao cargo nas eleições presidenciais de 2012, será em Janeiro. Também em Janeiro será divulgado a data da realização daquelas eleições.

Entretanto um candidato já anda em campanha eleitoral desde há umas semanas: Taur Matan Ruak. Ele pode dizer que são simples encontros, que vai passear pelo interior do país e encontra pessoas… Ele que diga o que mais e melhor aprouver porque o que é facto é que anda efetivamente em campanha eleitoral. Daí não vem mal ao mundo mas ao menos ele que reconheça. Ou será que já está a começar a querer trocar as verdades por meias verdades e evasões da mesma?

O próprio PR Ramos Horta solicitou há alguns dias que não andassem já em campanha eleitoral porque ainda é muito cedo. E é, na realidade, mas em democracia deve prevalecer a tolerância. Se Taur Matan Ruak prefere assim, pois que anuncie a sua pré campanha e daí não virá mal ao mundo. Mas seja transparente, porque fartos de gente opaca e cínica estamos todos nós, timorenses – no país ou na diáspora. Saliente-se que Matan Ruak é, por enquanto, o único candidato presidencial a andar afobado em pré-campanha. Todos os outros, cerca de dez candidatos, estão a ganhar balanço mas muito quietinhos, tanto quanto se sabe.

Confortável no seu casulo está Ramos Horta. Do alto do seu trono presidencial vai vendo onde param as modas e o frenesim que está a causar com este tabu sobre se recandidata ou não. Entretanto a unanimidade sobre a improbabilidade de sua recandidatura parece que vai ganhando cada vez mais adeptos. Não estejam assim tão certos. Ramos Horta sempre foi uma “caixinha de surpresas e tanto quanto ele diz às paredes vai mesmo recandidatar-se, sim, meus senhores, e senhoras”.

Saliente-se que estou a vender o peixe como o comprei. Quero dizer que estou a revelar aqui esta eventual novidade reproduzindo exatamente as palavras que me disseram e a... mais alguém. E quem me disse tem artes de se disfarçar de parede - figurativamente dizendo, claro está.

Por outro lado, fontes próximas de Xanana Gusmão, revelam não acreditar que Ramos Horta se recandidate e que ele mesmo, Horta, já anunciou entre um número restrito de amigos que está cansado e pretende afastar-se por uns tempos da política timorense. A mesma fonte assegurou que Xanana Gusmão e Mari Alkatiri são sabedores desta decisão do atual PR.

Dê por onde der, aconteça o que acontecer, o que é certo é que será preferível para os atuais candidatos a presidentes não deixarem de contar com a recandidatura de Ramos Horta porque se ele entrar na “corrida” tudo se complicará porque é um candidato de peso e nada será fácil para quem quer que esteja a disputar o pleito das próximas eleições presidenciais. Até prova em contrário Ramos Horta vai recandidatar-se. Em Janeiro, a meio da segunda semana, dentro de um mês e pouco, já ouviremos de sua boca o sim ou não à sua recandidatura. Senhores candidatos, poupem energias.

Fique registado que não sou a favor nem contra qualquer um dos candidatos e até considero que Ramos Horta deve mesmo recanditar-se, para que assim se submeta à aprovação ou reprovação destes anos em que exerceu o mandato de PR. Se perder saberá que os maus resultados correspondem às "asneiras" que cometeu. Não se recanditar é uma atitude cobarde, uma fuga para a frente. Não imagino Horta a fazer isso. Se tiver de perder que perca com honra, virtude de que anda muito carenciado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana