domingo, 11 de dezembro de 2011

Sondagem: BRITÂNICOS APOIAM “NÃO” DE CAMERON À REVISÃO DO TRATADO



Económico, com Lusa

Uma larga maioria de britânicos apoia a recusa do primeiro-ministro David Cameron em subscrever a revisão do tratado europeu.

De acordo com uma sondagem publicada hoje pelo jornal Mail on Sunday, 62% dos britânicos apoiam a decisão de David Cameron, contra 19% que consideram a estratégia errada.

Uma percentagem ainda maior - 66% dos inquiridos - pede a realização de um referendo sobre as relações entre a Grã-Bretanha e a União Europeia, em linha com o reivindicado por vários responsáveis do partido conservador. O mesmo número de inquiridos estima que Londres deverá renegociar as suas relações com Bruxelas.

Em contrapartida, os britânicos que pretendem o abandono da Europa dos 27 países-membros são em menor número, apesar de ainda representarem um total de 48% contra os 33% que defendem a continuidade no bloco.

A sondagem revela ainda que 48% considera que a UE vai desintegrar-se devido à crise, enquanto 29% tem uma posição oposta e 60% acredita no fim do euro.

Apenas uma pequena minoria de 19% dos inquiridos acredita que a moeda única irá sobreviver.

Apesar do mal-estar gerado entre os parceiros europeus, 51% dos britânicos considera que o seu primeiro-ministro adoptou uma boa posição na cimeira de Bruxelas, 44% considera o mesmo de Angela Merkel e 35% do presidente francês Nicolas Sarkozy.

As entrevistas foram conduzidas por telefone, a uma amostra de 1.200 pessoas entre a sexta-feira e sábado.

O Reino Unido recusou participar nas alterações para um novo tratado europeu na cimeira do passado dia 9 de Dezembro. "David Cameron pediu o que entendemos ser inaceitável, um protocolo para exonerar o Reino Unido de algumas regras, com uma derrogação na regulação nos serviços financeiros: A falta de regulação foi uma das razões da actual crise", explicou o Presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Sem comentários:

Mais lidas da semana