quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Timor-Leste: Membros da PNTL envolvidos em crimes de violação dos direitos humanos


SAPO TL

Um relatório de uma ONG afirma que no presente ano membros da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) estiveram envolvidos em 90 casos de violação dos direitos humanos, informa a agência PNN.

Yayasan HAK divulgou o seu relatório anual sobre o estado dos direitos humanos no país, na passada terça-feira, 13 de Dezembro, revelando que os membros da PNTL terão cometido mais violações dos direitos humanos do que os oficiais das forças de Defesa (F-FDTL).

O segundo comissário Comandante geral da PNTL, Afonso de Jesus, diz que a ONG contabilizou o período entre Janeiro e o início de Dezembro de 2011 e encontrou 90 casos em que agentes policiais estiveram envolvidos e nove casos que envolveram membros das F-FDTL.

Afonso de Jesus discorda do relatório já que não há clareza nas evidências apresentadas no documento, como por exemplo na identificação dos membros da PNTL acusados dos referidos crimes.

«É injusto criticar sem fornecer provas concretas ou justificações. Quando se fazem afirmações deste tipo devem vir acompanhadas de dados específicos como os nomes dos acusados», referiu o comissário, esta quinta-feira, na sede da Yayasan HAK.

Apesar destas acusações, Afonso de Jesus informou ainda que são tomadas medidas com base na da instituição de regulamentos internos, para destituir os membros que tenham cometido crimes graves.

SAPO TL com PNN Portuguese News Network

Sem comentários:

Mais lidas da semana