segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Trezentos e cinquenta jovens guineenses vão receber formação policial em Angola



RTP

Um grupo de 350 jovens guineenses deslocaram-se hoje para Angola onde vão receber formação durante seis meses nos domínios de intervenção rápida, ação anti-motim e segurança de titulares de cargos públicos.

De acordo com Armando Nhaga, comissário-geral adjunto da Policia guineense, a ida dos candidatos à polícia acontece ao abrigo dos apoios que Angola tem dado à Guiné-Bissau no âmbito da modernização e reforma do setor da defesa e segurança.

O combate ao terrorismo é também outra das vertentes da formação dos jovens guineenses. Armando Nhaga afirmou que a formação dos novos agentes da polícia vai ao encontro de "uma nova dinâmica" que o Governo pretende imprimir ao setor policial do país.

Nhaga adiantou igualmente que Angola vai construir um quartel para os elementos da força de intervenção rápida.

O responsável informou ainda que Angola vai construir uma escola da polícia em Bissau, uma nova sede da brigada de polícia de trânsito e ainda reabilitar o edifício principal do Ministério do Interior.

O primeiro-ministro guineense, Carlos Gomes Júnior, o ministro do Interior, Fernando Gomes e o embaixador de Angola em Bissau, Feliciano dos Santos, estiveram no aeroporto na hora da partida dos 350 jovens candidatos à polícia.

É a segunda vez que a Guiné-Bissau envia jovens para serem formados em Angola no domínio da polícia. O primeiro grupo era composto por 250 elementos e esteve em Angola em 2004.

Por serem formados em Angola os agentes da polícia de intervenção rápida são conhecidos na Guiné-Bissau como "policias angolanos".

*Foto em Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana