quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

ANGOLA COMEMORA O DIA DOS MÁRTIRES DA REPRESSÃO COLONIALISTA



África 21, com Angop

Há 51 anos ocorreram os trágicos acontecimentos da Baixa de Kassanje, em que mais de 15 mil homens, mulheres e crianças foram barbaramente mortos pela aviação colonial portuguesa.

Luanda – Os angolanos comemoram quarta-feira, 4 de Janeiro, o quinquagésimo primeiro aniversário do Dia dos Mártires da Repressão Colonial, com manifestações político-culturais e desportivas.

A data história da luta de libertação nacional marca o início de uma revolta contra a ocupação colonial portuguesa de cerca de 500 anos (1482-1975) e que ceifou a vida de milhares de patriotas.

Há 51 anos ocorreram os trágicos acontecimentos da Baixa de Kassanje, em que mais de 15 mil homens, mulheres e crianças foram barbaramente mortos pela aviação colonial portuguesa, que sobre si descarregou bombas de napalm.

Perante um amplo e forte movimento reivindicativo dos seus direitos de liberdade e sobrevivência, que unia os camponeses dos centros agrícolas da Baixa de Kassanje, as autoridades coloniais lançaram, em 1961, a sua violência contra as populações daquela região, num genocídio que geraria a comoção geral e acenderia a chama rumo à vitória contra o colonialismo português.

Desde aqueles trágicos acontecimentos, outros momentos históricos sucederam-se na vida dos angolanos.

Os acontecimentos na Baixa de Kassange foram o germe gerador do movimento libertador que despoletaria no 4 de Fevereiro de 1961 e culminaria no dia 11 de Novembro de 1975, com a proclamação da Independência Nacional.

Este ano, para a data de Celebração Nacional, foi elaborado pelo Ministério da Administração do Território um programa comemorativo que se estende até ao dia 15 de Janeiro, Dia dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.

A celebração deste ano tem como lema “Honremos os nossos heróis, promovendo o bem estar de todos os angolanos”. Das actividades culturais e recreativas, destacam-se palestras, entrevistas, reportagens com várias personalidades, exposições fotográficas, entre outras.

Sem comentários:

Mais lidas da semana