quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Angola: Eduardo dos Santos dá "pontapé de saída" para segunda fase registo eleitoral



RTP – Lusa, com foto

O Presidente angolano José Eduardo dos Santos deu hoje em Luanda o "pontapé de saída" da segunda fase do registo eleitoral, durante o qual as autoridades angolanas esperam recensear mais de 9 milhões de eleitores.

A cerimónia simbólica de arranque da segunda fase, que termina no próximo dia 15 de abril, foi feita na Cidade Alta, junto à Presidência da República, com José Eduardo dos Santos, acompanhado da mulher, Ana Paula, a apelar à participação de todos.

"Quanto mais rápido fizerem melhor, para se evitar concentração nos últimos dias", disse, acrescentando que somente o registo eleitoral habilitará os eleitores a votar e serem eleitos.

As próximas eleições gerais em Angola ainda não têm data marcada, mas segundo os prazos constitucionais deverão realizar-se a partir de 01 de setembro.

Durante a primeira fase, que decorreu entre 29 de julho e 16 de dezembro de 2011, foram registados 5.287.769 eleitores em todo território nacional, dos quais 493.383 se recensearam pela primeira vez.

Para garantir o sucesso do recenseamento, o Ministério da Administração do Território, que conduz o processo - o que tem motivado críticas por parte da oposição -, criou mais 120 brigadas de registo, que se juntam às 406 iniciais.

Sem comentários:

Mais lidas da semana