HYC – Lusa, com foto
Maputo, 05 jan (Lusa) - Moçambique reduziu em cerca de 60 por cento a dependência do arroz importado, em resultado da implementação do Plano de Acção para a Produção de Alimentos (PAPA), informou o ministro moçambicano da Agricultura, José Pacheco.
De acordo com o jornal Notícias, no âmbito do PAPA lançada em 2008, o Governo moçambicano em abril de 2011 estimou em 486 mil toneladas as necessidades do consumo do arroz no país, com um défice de 260 mil toneladas.
Por outro lado, o ministro da Agricultura referiu que o país já atingiu autossuficiência em milho e produz mandioca em quantidades que satisfazem as necessidades de consumo das comunidades, conseguindo exportar os dois produtos para países vizinhos.
Segundo José Pacheco, o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Sector Agrícola (PEDSA) vai ter impacto no desempenho da campanha agrícola 2011-2012, referindo que a experiência foi de sucesso no ano passado, uma vez que o país deu um salto na produção de alimentos.
"O desafio agora é produzirmos à volta dos corredores, sobretudo o do Maputo, onde queremos estimular a produção pecuária e a horticultura, num exemplo que poderá ser replicado por todos os corredores existentes pelo país fora, para se aproveitar a facilidade que eles geram com o movimento de pessoas e bens" disse o governante.
Sem comentários:
Enviar um comentário