segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Angola: Vice-Ministro do Interior reconhece que causa do Protetorado Lunda não é crime




Vice-Ministro advertiu que se os Lundas não apoiarem o MPLA não há diálogo

 O Comissário Chefe Sr. Eugenio Laborinho, Vice-Ministro do Interior para a Protecção Civil e Bombeiros, disse dia 5 de Janeiro de 2012 no complexo prisional da Kakanda, na Lunda-Norte, território sob protecção de Portugal, diante dos Activistas e Presos Políticos do Manifesto, que reivindicação do Protectorado não é crime, é um direito do Povo Lunda, mas advertiu que embora o “vosso território seja o mais rico no seu subsolo e sendo uma população generosa, isso não vos dá nenhum direito para reclamar absolutamente nada...

Mais adiante, disse que, Angola vai de Cabinda ao Cunene, e tem 18 milhões  de habitantes contra 6 milhões de habitantes do território da Nação Lunda, e que, os 12 milhões de habitantes  de Angola era maioria esmagadora... - com esta politica maquiavélica, incitando desta forma ao uso da força contra o povo que vem violentando desde 1975.

Disse, que o Executivo Angolano, vai resolver os problemas e corrigir as assimetrias do desenvolvimento em todo o país, de acordo com ele.

Em relação ao movimento do Manifesto do Protectorado da Lunda, ele disse que o Executivo Angolano, não vai atender nenhuma reclamação de Federalismo ou de Autonomia Administrativa, Económica e Juridica, salientando que “Se não deixarem de fazer Politica e exigir o que vocès querem, não serão colocados em liberdade, ou seja: não haverá soltura, irão continuar aqui na cadeia até morrer”...

O Senhor Vice-Ministro, disse ainda, “Se não alinharem  com o MPLA, porque é ele que está a governar Angola e a Lunda, não vamos atender ou resolver nenhuma reclamaçao, nem vai haver qualquer iniciativa de diálogo”, contrariando o discurso do Presidente José Eduardo dos Santos no dia 28 de Dezembro de 2011 à nação angolana, que citamos: ”mudanças por via de diálogo garante a estabilidade política e social”.

Acompanhado do Comandante e Delegado Provincial do Interior da Lunda-Norte Comissário Gil Famoso, fez parte também da comitiva do Vice-Ministro ao estabelecimento Prisional da Kakanda o Comandante dos Bombeiros e outros dirigentes do interior naquela região.
A nossa luta não é contra o MPLA, mas sim contra a ocupação ilegal da Nação Lunda por Angola, contra o saque indiscriminado e a concessão das suas riquezas a terceiros sem o consentimento do próprio povo, como de um corpo inerte se tratasse.

- Comissão do Protetorado da Lunda

Sem comentários:

Mais lidas da semana