domingo, 15 de janeiro de 2012

Brasil: NOVOS CASOS DE ESCRAVIDÃO URBANA ENTRAM NA LISTA SUJA


Setor textil é investigado. (reporterbrasil)
Pulsar

Casos de exploração em um restaurante, em um hotel e de vendedores de redes nas ruas estão entre os 52 novos registros da chamada lista suja do trabalho escravo. O cadastro do Ministério do Trabalho e Emprego chegou a 294 nomes na última atualização.

As informações são da organização Repórter Brasil. Segundo o auditor fiscal Renato Bignami, assessor da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), a inspeção vem concentrando ações de fiscalização na indústria têxtil e na construção civil.

Por isso, o número de empresas e empregadores desses setores na lista suja deve crescer nos próximos anos. No entanto, Bignami ressalta que a exploração não está relacionada a setores específicos, mas sim ao aumento da terceirização nas cadeias produtivas.

Nos flagrantes que resultaram na atualização mais recente do cadastro, os empregados eram mantidos em condições precárias e sofriam violações de direitos humanos. Nos três casos de trabalho escravo urbano recentemente incluídos, 11 pessoas foram libertadas. Entre elas, uma adolescente de apenas 13 anos.

Na nova lista suja do trabalho escravo entraram alguns dos principais grupos usineiros do país, madeireiras, empresários e até uma empreiteira envolvida na construção da usina hidrelétrica de Jirau. Após serem flagrados, todos tiveram chance de defesa em processos administrativos. Somente depois de esgotados os recursos, foram incluídos no cadastro. (pulsar)

Sem comentários:

Mais lidas da semana