domingo, 15 de janeiro de 2012

Rio de Janeiro: Apenas oito das 170 áreas de alto risco na região serrana receberam obras




Pulsar, com foto Wladimir Platonow)

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea – RJ) aponta que das cerca de 170 áreas de alto risco de deslizamento na região serrana, no Rio de Janeiro, apenas oito tiveram as obras iniciadas.

O alerta foi dado pelo 3º Relatório de Inspeção à região, divulgado nesta semana. O documento é resultado de visitas realizadas em Nova Friburgo, Bom Jardim, Teresópolis e Petrópolis. Nessas cidades, as fortes chuvas de janeiro de 2011 levaram à morte 918 pessoas, segundo a Defesa Civil do estado.

O documento afirma que ações executadas pelo Poder Público desde a tragédia se limitaram, em grande parte, ao atendimento às vítimas e desabrigados. O texto ressalta que “muito pouco foi feito com relação à recuperação de fato das áreas afetadas, que continuaram muito vulneráveis”.

Algumas das medidas propostas pelo Conselho são: elaboração de um Mapa de Riscos de Manchas de Inundação e Deslizamentos de Encostas; Planejamento para a retirada da população destes locais de alto risco e sua transferência para habitações adequadas e com infraestrutura urbana e sanitária; imediato reflorestamento das áreas com vegetação nativa; entre outras.

Os técnicos indicaram ainda que as poucas obras implementadas deveriam ter sido concluídas até outubro do ano passado, o que não ocorreu. Com a volta do período chuvoso, as águas têm carregado a terra revolta decorrente dessas obras. Este fato aumenta ainda mais o assoreamento do leito dos rios, formando bancos de sedimentos, além da possibilidade de novas enchentes nas cidades serranas do Rio. (pulsar/brasilatual)

Sem comentários:

Mais lidas da semana