quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Brasil: PRODUÇÃO DE PETRÓLEO EM NOVEMBRO FOI A MAIOR DE SEMPRE



Dinheiro Vivo

Em Novembro foram produzidos 2,188 milhões barris por dia, o que superou o anterior recorde de 2.180, de Dezembro de 2010

A produção de petróleo no Brasil alcançou um novo recorde em novembro, ultrapassando o valor anterior, de dezembro de 2010, anunciou hoje a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

Segundo a agência, foram produzidos 2,188 milhões barris por dia (MMbbl/d), que superaram o recorde anterior de 2,180 MMbbl/d registado em dezembro de 2010.

A produção de petróleo em novembro de 2011 registou um aumento de 4,8 por cento em relação ao mesmo mês do ano anterior e de 4 por cento na comparação com o mês de outubro.

Na produção de gás, o aumento foi de 2,5 por cento face ao mês homólogo e de 2,4 por cento face ao mês anterior.

A produção de gás natural em novembro foi de aproximadamente 68 milhões de metros cúbicos por dia (MMm³/d), a segunda maior a seguir à de dezembro de 2010, quando a produção foi de cerca 69,2 MMm³/d.

A produção de petróleo e gás totalizou cerca de 2,615 milhões barris de óleo equivalente por dia (MMboe/d).

Por outro lado, o estado de São Paulo ultrapassou a Baía e foi o quarto maior produtor de petróleo e gás natural, com cerca de 91,7 Mboe/d.

Ao todo, 300 concessões operadas por 25 empresas foram responsáveis pela produção do Brasil em novembro de 2011. Destas, 75 são concessões marítimas e 225 são terrestres.

Cerca de 91,1 por cento da produção de petróleo e gás natural foi extraída de campos operados pela Petrobras. Em torno de 91,7 por cento da produção de petróleo e 75,8 por cento da produção de gás natural do Brasil foram produzidos em campos marítimos. Dos 20 maiores campos produtores de petróleo, três são operados por empresas estrangeiras: Frade/Chevron (oitavo lugar), Peregrino/Statoil (10.º) e Ostra/Shell (14.º).

A produção do Pré-sal foi de 157,7 Mbbl/d de petróleo e 5 MMm³/d de gás natural, totalizando 188,8 Mboe/d, um aumento de 17,5 por cento em relação ao mês passado.

Por outro lado, o pré-sal brasileiro dominou, em 2011, as descobertas de petróleo a nível mundial, segundo estatísticas reveladas pelo site da revista da especialidade Upstrem.

Segundo o estudo, foram 17 as descobertas feitas no pré-sal brasileiro nos primeiros nove meses do ano, quando em todo o mundo, no mesmo período, houve 109 descobertas.

A Bacia de Campos foi a região que mais descobertas registou globalmente, com oito casos, a par da bacia egípcia de Faghur e a tailandesa de Songkhla. Seguiu-se a bacia australiana Cooper, com sete descobertas, seguida da colombiana Llanos e da Pre-Caspian, do Cazaquistão, com seis cada.

As bacias brasileiras de Santos e do Espírito Santo também estiveram entre as 10 regiões com mais descobertas, tendo registado cinco cada.

O relatório citado pela revista norueguesa indica que, apesar de algumas empresas internacionais terem registado aumentos de produção no Brasil, devido a novas rondas de licenciamento, a gigante estatal Petrobras manteve-se a líder, com uma larga margem.

Os 26 navios FPSO (do inglês floating production, storage and offloading) em atividade no Brasil tiveram um "papel crucial no desenvolvimento do pré-sal" e prevê-se que outros 14 navios daquele tipo comecem a operar no país até ao final de 2014, segundo o mesmo estudo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana