sábado, 14 de janeiro de 2012

HAVERÁ SEMPRE TACHOS PARA OS FILHOS DO PS…D



Orlando Castro*, jornalista – Alto Hama*

Muito gostam os partidos portugueses de dizer o óbvio. Então não é que o PS acusou hoje o PSD de fazer o que o PSD acusou o PS de fazer?

Ou seja, que o primeiro-ministro (o PS diz que é Passos Coelho), tem feito afirmações sobre as nomeações para empresas "que não correspondem à verdade", sugerindo que o Governo "meteu a mão" no caso dos nomes designados para a EDP.

Numa declaração aos jornalistas na Assembleia da República, o vice-presidente da bancada do PS, José Junqueiro, considerou ainda que existe "um desfasamento em claro prejuízo da verdade" nas nomeações publicadas no Diário da República e no Portal do Governo.

"O Grupo Parlamentar do PS concretiza, esta sexta, a entrega das perguntas ao senhor primeiro-ministro e exige uma explicação cabal sobre as nomeações, gostaríamos de lhe deixar bem claro que as suas afirmações de quinta-feira não correspondem à verdade e que dentro de dias lhe poderemos dizer em concreto aquilo que é o verdadeiro número de nomeações que estão a ser feitas", afirmou José Junqueiro.

Recorde-se, não adianta mas sabe bem, que Pedro Passos Coelho defendeu, ontem, que tem sido coerente com a sua promessa de libertar o Estado do "amiguismo" e das "clientelas", defendendo-se de críticas às nomeações feitas pelo Governo.

Para José Junqueiro, "quem não queria ser eleito para dar emprego aos amigos e para libertar o Estado e a sociedade civil dos poderes partidários, acabou neste momento por ser o 'chairman' de uma agência de empregos".

Não quero analisar a justeza das declarações do PS em função da credibilidade que me não merece José Junqueiro. Tenho, no entanto, de recordar que no dia 20 de Junho de 2010, em Baião, o secretário de Estado da Administração Local de Portugal, exactamente José Junqueiro, antecipou em muitos meses o que viria a verificar-se ser uma certeza: o primeiro-ministro José Sócrates “é uma oportunidade para o país, mas também um exemplo para a Europa”.

Já nessa altura, ou sobretudo nessa altura, era possível verificar as condições exigidas para se ser deste PS e estar na calha para bons empregos. Bastava, como certamente basta agora, ouvir José Junqueiro.

E são elas, subserviência total, coluna vertebral amovível (ou, preferencialmente, ausência dela) e disponibilidade total para estar sempre de acordo com o dono do partido.

“O que nós precisamos é de homens públicos que saibam estar à altura das responsabilidades”, afirmou na altura José Junqueiro sobre o então chefe do Governo, a propósito das dificuldades económicas por que passava e passará Portugal e outros países europeus.

Crê-se, aliás, que para além de uma notável demonstração de subserviência, a tese de Junqueiro visava já o lançamento da candidatura de José Sócrates a algo mais do que ser um simples primeiro-ministro do protectorado alemão que dá pelo nome de Portugal.

O secretário de Estado lembrou nessa altura o défice de 9,3 por cento em Portugal, mas também os 11 por cento dos EUA e os 12 por cento do Reino Unido.

“Na quinta economia, a da França, e na primeira economia, a da Alemanha, tal como na outras economias poderosas, as coisas não vão de feição”, acrescentou o agora apoiante de António José Seguro.

Pois é. E foi graças à perspicácia de José Junqueiro que Nicolas Paul Stéphane Sarkozy de Nagy-Bocsa e Angela Dorothea Merkel, entre muitos – mas mesmo muitos e não só da Europa – pediram a imediata e erudita ajuda de José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa.

José Adelmo Gouveia Bordalo Junqueiro, um professor universitário de Aveiro, que não deixa os seus créditos por louvaminhas alheias, considerou que o Governo de Portugal estava a tomar as medidas adequadas para corrigir o défice e lembrou os sinais de recuperação da economia portuguesa nos primeiros meses de 2010.

E a quem se devia na altura tão esforçado trabalho em prol dos 800 mil desempregados, dos 20% de portugueses que estavam na miséria e de outros 20% que já a tinham a bater à porta? Claro. Na altura foi a José Sócrates. Amanhã logo se verá.

“Portugal cresceu a um ritmo recorde em toda a Europa no primeiro trimestre. Já sei que no segundo trimestre vai repetir a mesma dose. O crescimento de Portugal está em marcha”, enfatizou Junqueiro, sem deixar tempo a que a audiência tivesse dúvidas sobre a similitude entre Deus (no céu) e José Sócrates (na terra).

“O primeiro-ministro é o motor desse ânimo e dessa esperança para vencer as dificuldades”, salientou Junqueiro, acrescentando que José Sócrates, “com a sua determinação, tem um discurso positivo, um discurso da resistência e ganhador”.

O secretário de Estado e dirigente nacional do PS criticou depois o PSD, considerando “não ser um bom exemplo para o país” o maior partido da oposição “aconselhar Portugal a recorrer ao Fundo Monetário Internacional (FMI) ou a fundos europeus”.

“Isso dá um sinal de fragilidade”, observou José Junqueiro, lembrando que esse tipo de discurso pode conduzir à queda das bolsas e de outros indicadores económicos. O homem sabia do que falava...

É certo que José Junqueiro, como muitos outros, limitou-se, sem originalidade, a dizer o que dissera o seu chefe. Mas, reconheço, repetir o que o chefe dizia era à época meio caminho andado, mesmo quando as provas acabavam por já nessa altura revelar que, afinal, José Sócrates não sabia o que dizia e não dizia o que sabia, se é que sabia alguma coisa.

* Orlando Castro, jornalista angolano-português - O poder das ideias acima das ideias de poder, porque não se é Jornalista (digo eu) seis ou sete horas por dia a uns tantos euros por mês, mas sim 24 horas por dia, mesmo estando (des)empregado.

Título anterior do autor, compilado em Página Global: A (IN)CULTURA DEMOCRÁTICA DA LUSA

Sem comentários:

Mais lidas da semana