sábado, 14 de janeiro de 2012

“É PRECISO METER AGÊNCIAS DE RATING NA ORDEM”, diz Mário Soares



Jornal de Notícias

O ex-presidente da República Mário Soares disse que "é preciso meter as agências de 'rating' na ordem", um dia depois da Standard & Poor's ter cortado em dois níveis o 'rating' de Portugal.

"São os Estados que têm que impor respeito aos mercados e não o contrário. (...) Enquanto isso não acontecer nós não podemos sair da situação em que estamos", defendeu, este sábado, Mário Soares.

O socialista defendeu que a austeridade que hoje se vive no país deve-se à falta de capacidade e coragem dos líderes europeus, que definiu como "maus e salta-pocinhas".

"Como é que os alemães, que provocaram duas guerras mundiais e mataram milhões nos vão dar lições de moral?", questionou Mário Soares, que insistiu nas críticas à chanceler alemã, Angela Merkel, defendendo que os gregos não podem continuar a ser apelidados de "preguiçosos".

A agência Standard & Poor's cortou na sexta-feira, dia 13, o 'rating' de Portugal em dois níveis, de BBB- para BB, passando assim a nota para um nível já considerado 'lixo' ('junk'), tal como o havia feito a Moody's e a Fitch.

Para o ex-Presidente da República a "Europa está à beira do abismo e a questão é saber se cai ou não", mas mostrou-se esperançado que "antes do colapso" prevaleça "o bom senso".

As declarações de Mário Soares foram realizadas em Leiria durante a apresentação do seu livro "Um Político Assume-se - Ensaio Autobiográfico, Político e Ideológico".

Mais relacionados:

Sem comentários:

Mais lidas da semana