segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Médio Oriente: Número dois do governo britânico diz que colonatos judaicos são “vandalismo”



RTP

O vice-primeiro ministro britânico classificou hoje de “vandalismo” a construção de colonatos israelitas nos territórios palestinianos. Nick Clegg fez estas declarações em Londres, durante uma conferência de imprensa conjunta com o presidente palestiniano Mahmoud Abbas, o qual iniciou na Grã-Bretanha um périplo por vários países europeus.

Na sua intervenção, Clegg acusou Israel de minar os esforços para um acordo de paz no Médio Oriente ao prosseguir a construção de colonatos, os quais “tornam impossível” atingir o acordo de paz, “um objetivo que, desde há muitos anos reúne um consenso generalizado”.

Nas palavras do número dois britânico “isso é um ato de vandalismo deliberado relativamente à premissa básica na qual as negociações se têm vindo a apoiar” desde há muitos anos.

Depois de Londres, Abbas vai a Berlim e a Moscovo

Na sua deslocação a Londres, o presidente palestiniano avistou-se também com o primeiro-ministro David Cameron. Depois de deixar o Reino Unido, Mahmoud Abbas deverá seguir para Berlim, onde está previsto encontrar-se com a chanceler Angela Merkel e com outros responsáveis do governo alemão na terça e na quarta-feira.

Da Alemanha, Abbas segue para Moscovo, onde se deve encontrar, quinta-feira com o presidente russo Dmitri Medvedev.

O gabinete da presidência palestiniana explicou, numa declaração, que o objetivo desta viagem de Mahmoud Abbas à Europa é o de “realizar consultas com vários líderes estrangeiros acerca das conversações exploratórias entre os negociadores israelitas e palestinianos que têm vindo a decorrer em Amã”, na Jordânia.

Prazo do quarteto termina a 26 de Janeiro

O périplo do líder palestiniano ocorre num momento em que se aproxima o prazo de 26 de janeiro, que o Quarteto para a Paz no Médio Oriente deu como limite para que sejam retomadas as negociações de paz entre as duas partes.

Recentemente, o próprio Abbas fez declarações sobre o assunto, referindo-se a “medidas” que os palestinianos estariam a pensar tomar contra Israel se fracassarem os mais recentes esforços para fazer reviver as negociações.

Sem comentários:

Mais lidas da semana