terça-feira, 31 de janeiro de 2012

MINISTROS DOS PALOP DEBATEM O ACORDO ORTOGRÁFICO





Os ministros das Relações Exteriores dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), reuniram-se em Addis Abeba para debaterem o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a adesão da Guiné Equatorial à CPLP e o comércio inter Estados.

A reunião foi realizada na antiga residência do embaixador angolano em Addis Abeba. Ao fazer o balanço dos trabalhos, o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti, disse que foram debatidos três pontos importantes: o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a adesão da Guiné Equatorial à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e o comércio.

Georges Chikoti informou que Angola e Moçambique ainda não ratificaram o acordo e nesta reunião decidiram que as iniciativas apresentadas pelo Executivo devem merecer a consideração de outros países membros para, pontualmente, serem discutidas pelos ministros da Educação.

Sobre a adesão da Guiné Equatorial, país de expressão espanhola, à CPLP, o chefe da diplomacia angolana esclareceu que foi criado um pequeno comité integrado por Angola, São Tomé e Príncipe e outro parceiro que vai trabalhar com este país para estabelecer um diálogo com Portugal a fim de acelerar a entrada.

O diálogo com Portugal serve para debater alguns aspectos que ainda não foram aclarados para que na próxima cimeira se possam ultrapassar os impedimentos que se colocaram no último encontro em Luanda.

Sem comentários:

Mais lidas da semana