sábado, 21 de janeiro de 2012

Moçambique: Ex-combatentes da Renamo imobilizados em Nampula




Faizal Ibramugy, Nampula - VOA

Veteranos foram a reunião com Afonso Dhlakma e agora não têm meios para regressarem aos seus locais de origem

Cerca de 400 antigos guerrilheiros da Renamo encontram-se imobilizados na cidade de Nampula, no norte de Moçambique, para onde foram convocados para participar num encontro pelo dirigente do partido Afonso Dhlakama.

Neste momento, os ex-guerilheiros encontram-se impossibilitados de voltar as suas origens devido a falta de fundos para custear despesas de transporte, por isso mesmo encontram-se retidos na delegação do seu partido em Nampula e há crescentes sinais de descontentamento no grupo.

Fontes oficiais da Renamo disseram que os guerrilheiros tinham as suas despesas pagas mas que se recusavam a partir porque querem o início de manifestações anti-governamentais que têm vindo a ser prometidas por Dhlakama há varios meses.

No entanto a Voz da América em Nampula, teve acesso a uma fita magnética, onde o líder da Renamo Afonso Dhlakama aparece a dizer que a Renamo está a ser devastada por uma crise financeira que a impede de sustentar suas actividades.

De acordo com o mesmo registo, Afonso Dhlakama diz que o seu partido não tem dinheiro para efeitos de abastecimento de viaturas que o iriam levar ao sul do país, onde agendou encontros com desmobilizados.

A referida viagem deveria ter-se iniciado Quinta-feira.

A Voz da América visitou Quinta-feira de manhã o local onde se encontram em Nampula os antigos guerrilheiros da Renamo tendo testemunhado as péssimas condições em que estes se encontram.

Uns a dormir de cima de malas de viagem outros em esteiras improvisadas, mesmo com a chuva que cai nos últimos dias.

Alguns apresentam sintomas de constipação e outros clamavam de fome.

Contudo ningué quis falar á nossa reportagem.

"Ninguém está autorizado a falar", disseram alguns desmobilizados.

Sabemos que o grupo dos ex-guerilheiros planifica cercar a residência do seu líder para impedir a sua saída.

Sem comentários:

Mais lidas da semana