quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

NOTÍCIAS DE TIMOR-LESTE EM COMPACTO SAPO TL - CJITL




Fortes chuvas provocam a morte de quatro pessoas

19 de Janeiro de 2012, 13:58

As fortes chuvas que se registaram na passada segunda-feira resultaram na morte de quatro pessoas, entre eles uma mãe e filha em Díli e dois irmãos no distrito de Bobonaro, informa o jornal Independente.

Na capital e de acordo com chefe da aldeia de Lahane, Estevão Soares, a sua esposa Margarida Teresa da Costa (grávida) e a sua filha de 8 anos foram arrastadas pelas fortes correntes da ribeira de Lahane. A filha foi encontrada morta enquanto que a sua mãe ainda continua sem paradeiro.

A PNTL já interveio na procura da vítima. No Domingo, dois irmãos perderam a vida no distrito de Bobonaro depois de alegadamente serem atingidos por um relâmpago, enquanto trabalhavam na várzea, juntamente com o pai e outro irmão. No entanto, os dois ultimos não escaparam ilesos e também ficaram gravemente feridos.

SAPO TL com Independente

Jovem de Oecusse torna-se vendedor ambulante para um dia poder voltar aos estudos

19 de Janeiro de 2012, 15:16

Para continuar os estudos em Dili, Mateus Costa, de 19 anos e proveniente de Oecusse, teve que se tornar vendedor ambulante, avança CJITL.

“Tenho que ser comerciante porque os meus pais não têm capacidade monetária para me matricularem numa Universidade. Vendo cigarros, cartões de recarga para telemóvel e bebidas e tudo o que amealhar será para continuar o meu percurso académico,” diz Mateus Costa ao CJITL.

Com a ajuda preciosa do irmão, Mateus consegue ainda dar continuidade à sua actividade de vendedor ambulante, obtendo por dia, 10 dólares.

“Devo continuar a esforçar-me para ajudar a minhas família e quem sabe prosseguir os estudos.”

SAPO TL com CJITL

Escola 10 de Dezembro pede manuais em língua materna ao Ministério da Educação

19 de Janeiro de 2012, 14:59

O director da escola secundária 10 de Dezembro, Amâncio Freitas, pediu uma maior atenção por parte do Ministério da Educação (MDE) para os problemas da referida instituição, informa o CJITL.

O número dos alunos está atingir números incomportáveis e são 52 o número de professores a leccionar nesta escola situada em Comoro, Díli.

“Neste momento os alunos nem cadeiras nem mesas têm à disposição. A escola encontra-se neste momento em processo de remodelação,” explica o director.

Para piorar ainda mais o cenário, Amâncio Freitas pede ao MDE manuais em língua materna porque os actuais estão apenas em bahasa indonésio.

SAPO TL com CJITL

Chefe da UNMIT reuniu-se com Mari Alkatiri

19 de Janeiro de 2012, 10:52

A chefe da UNMIT, Ameerah Haq, reuniu-se ontem com Mari Alkatiri, no Comité Central da FRETILIN (CCF), ontem, em Dili, informa o CJILT.

De acordo com Leonia de Araújo da CCF, esta reunião é no seguimento de encontros regulares entre o secretário-geral da FRETILIN e Ameerah Haq.

“No encontro de ontem, foram abordadas questãoes ao nivel da política, social e segurança em Timor-Leste”, informou Leonia à CJITL. Mari Alkatiri, além Secretário-Geral do partido é também o presidente interino, após o Francisco "Lu-Olo" Guterres ter apresentado a sua candidatura para as eleições presidenciais de 17 de Março.

SAPO TL com CJITL

Timor-Leste vai pedir empréstimo ao Japão

19 de Janeiro de 2012, 11:18

O Japão irá conceder empréstimos para Timor-Leste de cerca de 70 milhões de dólares para ajudar no desenvolvimento das infraestruturas do país, informou ontem jornal NHK World.

O primeiro ministro japonês, Yoshihikp Noda irá se reunir com o presidente da república timorense, José Ramos-Horta, de visita ao país do sol nascente.

O apoio monetário irá cingir-se na melhoria das condições das estradas na parte leste de Timor. Na agenda estará também em discussão a monitorização eleitoral por parte do governo japonês, durante as eleições deste ano em Timor-Leste.

SAPO TL com CJITL

Nota Página Global

O Sapo TL traduz do tétum para português algumas das notícias publicadas por CJITL e outras publicações timorenses. Não existem publicações online timorenses em português a não ser as de índole oficial, apesar de Timor-Leste se afirmar país da lusofonia. Teoricamente é, mas a prática desmente. Não se nota que os responsáveis timorenses se esforcem para que existam condições de informar em português.

Sem comentários:

Mais lidas da semana