sábado, 21 de janeiro de 2012

SOBE PARA 121 O BALANÇO DE MORTOS NOS ATAQUES NA NIGÉRIA



SIC Notícias, com foto

Pelo menos 121 pessoas morreram nos ataques coordenados de sexta-feira em Kano, segunda maior cidade da Nigéria, segundo registos hospitalares consultados por um jornalista da agência Associated Press no local.

Os responsáveis do hospital Murtala Muhammed, o maior de Kano, recusaram falar aos jornalistas.

O jornalista da AP indicou ter visto mais de 100 cadáveres na morgue do hospital durante a visita em que consultou os registos.

A agência France Presse noticiou, por seu lado, que um seu jornalista no local contabilizou pelo menos 80 cadáveres, vários com ferimentos de balas, na morgue do mesmo hospital.

Um anterior balanço, estabelecido a partir de testemunhos e fontes locais, indicava que 28 pessoas foram mortas.

Representantes da Cruz Vermelha e da Agência para as Situações de Emergência nigeriana indicaram que continuam a recolher cadáveres e a levá-los para morgues.

Kano, principal cidade do norte da Nigéria com cerca de nove milhões de habitantes, foi sexta-feira abalada por duas dezenas de explosões e por tiroteios.

Os ataques, coordenados segundo a polícia, tiveram oito alvos diferentes: instalações da polícia e dos serviços de imigração e a residência de um responsável da polícia, segundo uma lista fornecida pela polícia.

As autoridades decretaram o recolher obrigatório durante 24 horas.

Os ataques foram reivindicados pelo grupo radical islâmico Boko Haram num contacto com o principal jornal do norte da Nigéria, o Daily Trust. Um porta-voz do grupo disse ao jornal que os ataques foram uma resposta à recusa do governo em libertar vários dos seus membros atualmente na prisão.

Sem comentários:

Mais lidas da semana