segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SOCIALISTAS E CDS ALIADOS PARA “PROTEGER” MAÇONARIA



Diário de Notícias

Foi devido às pressões conjuntas do PS e do CDS que, no Parlamento, foram retiradas do projeto de relatório final sobre as "secretas" as referências à influência maçónica nos serviços.

Os dois partidos argumentaram que reuniões realizadas à porta fechada não poderiam implicar um relatório substantivo, que violaria o pacto de confidencialidade estabelecido com as personalidades ouvidas.

No projeto de relatório final, a deputada Teresa Leal Coelho, do PSD, retirou as referências à maçonaria para tentar obter um texto consensual. Mas o impasse manteve-se à mesma, com o PS e o CDS a insistirem nos seus argumentos e o PCP e o BE a não quererem ficar ao lado do PSD por acharem que o documento deveria ser mais crítico do que se propunha em relação, por exemplo, à conduta do secretário-geral do SIRP, Júlio Pereira, nos inquéritos internos que desencadeou sobre os casos que envolveram o SIED. Existiram apenas cinco documentos partidários - e o PSD manteve no seu a questão da maçonaria.

João Cravinho diz que os titulares de cargos públicos deveriam declarar ligações à maçonaria

Licínio Lima – Diário de Notícias

João Cravinho, defendeu hoje que os membros da maçonaria que exerçam cargos públicos deveriam declarar a sua filiação de forma voluntária. As declarações do ex-deputado do PS foram prestadas à saída do tribunal de Monsanto onde depôs como testemunha abonatória do ex-reitor Luís Arouca no julgamento do processo da Universidade Independente.

Para João Cravinho, que confessou pertencer à maçonaria há cerca de 15 anos, a declaração de interesses deveria ser apresentada de forma voluntária, mas disse aceitar também que essa obrigatoriedade passe a constar na lei.

Sem comentários:

Mais lidas da semana