sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Standard & Poor's corta rating francês. É o fim do 'AAA' em França




A agência de ratings Standard & Poor's baixou o rating soberano de França. "A França perdeu o seu triplo A", afirma fonte do governo francês à France Press.

Depois de várias de ameaças França perde a notação máxima, tal como Áustria, passando ambas para AA.

Ainda não foi, contudo, emitido qualquer comunicado por parte da agência de ratings americana.

A Reuters já tinha anunciado que a S&P estava a avançar com o corte dos ratings soberanos dos países da zona euro e dos dezassete apenas dois escapam.

Alemanha, Holanda e Luxemburgo foram poupados segundo a agência francesa.

"Mantenham-se alerta esta noite, quando o mercado americano fechar", afirmava esta tarde fonte da S&P.

Em Dezembro de 2011 a S&P colocou 15 países sob um outlook negativo (França e Alemanha estavam incluídos), e defendeu que o stress sistémico estava a aumentar à medida que as condições de crédito se tornavam mais difíceis entre os 17 da zona euro. Desde esse momento o Banco Central Europeu tentou conferir alguma liquidez à banca através de compra da compra de títulos a três anos.

Nessa altura a agência de rating afirmou que iria inclusivamente, descer o ratings do Fundo de Estabilidade económica e financeira (FEEF).

Portugal está entre os 15 países colocados sob perspectiva negativa pela S&P. Foi considerado lixo pela Moody’s em Julho e pela Fitch no passado em Novembro. Até agora apenas a S&P mantém o rating de Portugal na escala BBB-.

Sem comentários:

Mais lidas da semana