sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

PASSOS COELHO ENCONTRA-SE QUINTA-FEIRA COM MERKEL EM BERLIM



Dinheiro Vivo

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, reúne-se na próxima quinta-feira, em Berlim, com a chanceler alemã Angela Merkel, para "conversações sobre o futuro comum da Europa", anunciou hoje na capital alemã o porta-voz do executivo, Steffen Seibert.

No encontro, que decorrerá no Palácio Meseberg, residência oficial do governo germânico, nos arredores de Berlim, participam também o primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt, e o chanceler da Áustria, Werner Faymann, adiantou a mesma fonte.

O modelo adotado por Merkel deste encontro num pequeno círculo com chefes de governo de países da União Europeia com diferentes situações económicas e geográficas "destina-sse a aprofundar conversações sobre o futuro da Europa", disse Seibert hoje, em Berlim.

O porta-voz do executivo adiantou ainda que a reunião quadrilateral "reflete a multiplicidade da União Europeia, com países com diferentes situações económicas, em que uns fazem parte da moeda única e outros não", como é o caso da Suécia.

No encontro informal, que decorre na quinta-feira à noite, e após o qual não haverá declarações aos jornalistas, pretende-se debater a atual crise europeia, e também temas de atualidade como a implementação do pacto orçamental para reforçar a disciplina financeira dos Estados membros, adiantou ainda Seibert.

O mesmo responsável anunciou ainda que Merkel se reunirá com outros chefes de Estado e de governo europeus, provavelmente no mesmo figurino, até março, mês em que o referido pacto deverá ser definitivamente aprovado no conselho europeu agendado para Bruxelas.

Na sexta-feira, a chanceler alemã desloca-se a Roma para se reunir com o primeiro-ministro italiano, Mario Monti, e com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, como já tinha sido anteriormente anunciado.

Tema central deste encontro será, além do combate à crise das dívidas soberanas na Europa, a situação financeira da Grécia, que tende a agravar-se, em vésperas de mais uma visita da "troika" da União Europeia e do FMI para analisar a aplicação do plano de ajustamento financeiro que Atenas se comprometeu a aplicar, em troca da ajuda internacional.

Sem comentários:

Mais lidas da semana