quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Técnicos da troika de novo em Portugal para avaliar reformas do Governo



Portugal Digital

Equipa de peritos internacionais irá analisar nos próximos dias o acordo laboral firmado entre o Governo, associações patronais e alguns sindicatos.

Lisboa - Uma equipa de técnicos da troika do Fundo Monetário Internacional, do Banco Central Europeu e da Comissão Europeia chega hoje a Portugal para avaliar, nos próximos dois dias, os progressos feitos pelo Governo luso nas reformas estruturais que estavam previstas no memorando de entendimento assinado em meados do ano passado.

As reuniões começam amanhã, com as autoridades internacionais muito interessadas em saber detalhes dos resultados da concertação social, adianta o "Diário Económico" esta quarta-feira.

Numa primeira análise, a partir dos contactos que vai mantendo com as autoridades nacionais, a troika ficou satisfeita com os resultados da concertação e considera que algumas das medidas acordadas - caso de as pontes poderem ser descontadas nos dias de férias - terão um impacto muito mais significativo na competitividade da economia do que a chamada "meia hora extra" (que previa que os empregadores pudessem impor semanalmente uma carga de trabalho extra equivalente a mais meia hora de trabalho por dia).

As reuniões de amanhã e sexta-feira servirão, porém, para as autoridades internacionais ficarem a conhecer melhor alguns detalhes das medidas acordadas, bem como da sua implementação.

O acordo alcançado em sede de "concertação social", envolvendo Governo, associações patronais e uniões sindicais (excepto a CGTP, que abandonou as negociações a meio), mereceu elogios do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. Contudo, entre os empresários portugueses é visto ainda com alguma desconfiança.

Esta quarta-feira deverá ser formalizado o acordo cujos princípios ficaram definidos na passada segunda-feira.

Sem comentários:

Mais lidas da semana