sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Timor-Leste: “A candidatura de Ramos-Horta está dependente da conferência do CNRT”



Sapo TL

É ano de eleições e é a hora de dar “tempo de antena” à população. O CJITL procurou saber junto da população o que pensam das presidenciais e dos candidatos. Joaquim da Silva, vendedor de legumes no mercado de Hali Laran, tem esperança que o próximo Presidente da República dê mais atenção às pessoas com poucas posses.

Ângelo Soares, outro vendedor de vegetais, disse sem hesitar que gostaria de ver no poder o presidente da Associação Social Democrata Timorense, Francisco Xavier do Amaral, mais conhecido por Avô Xavier.

Santino Matias, um jovem proveniente do distrito de Maliana e residente em Pantai Kelapa, Komoro, Díli, é da opinião que grande parte dos timorenses deposita confiança no actual presidente. Contudo, a decisão de Ramos-Horta se recandidatar ou não está dependente da conferência do CNRT, a realizar este fim-de-semana.

Segundo Santino, nas eleições de 2007, Ramos-Horta foi apoiado pelo CNRT. Se para este ano tal não se verificar, confirma-se o fim do mandato.

“O presidente José Ramos Horta sempre se auto intitulou como o presidente dos pobres, e espero que o continue ser mesmo não se candidatando às próximas eleições,” explica o jovem natural do distrito de Aileu.

Em aberto permanece a eventual recandidatura do atual chefe de Estado, José Ramos-Horta, que deverá tomar uma decisão em Janeiro. "Na primeira semana de Janeiro terei de impreterivelmente dizer", afirmou à agência Lusa.

O partido CNRT irá realizar uma conferência nacional durante os dias sete e oito de Janeiro, em Díli, para escolher o candidato a apoiar nas presidenciais.

SAPO TL com CJITL

Nota Página Global

De Timor-Leste para Portugal a Agência Lusa CONTINUA A BRINCAR À INFORMAÇÃO, contudo o noticiário em tétum é profícuo na comunicação social timorense e até online. A atualidade timorense está repleta de acontecimentos merecedores de referências noticiosas. A Agência Lusa está a gozar férias em Timor-Leste? Tanto quanto reza na história sabemos que Luiz de Camões era zarolho mas a Lusa parece que está a ser dirigida por um Camões cego... e surdo. - Redação


Nova nota Página Global

Atendendo à constatação de que SAPO TL passou a apresentar mais notícias traduzidas do tétum para português com origem em órgãos de comunicação social timorenses parabenizamos o seu esforço - os que não dominam o tétum agradecem. Tal facto não compensa o prejuízo que a Agência Lusa (com delegação em Timor-Leste) causa ao privar informação sobre TL aos que só dominam a língua portuguesa. A sua função não está a ser cumprida. Acresce ainda que SAPO TL teve hoje a ousadia de traduzir três pequenas notícias para português mas há dias em que não traduz nenhuma, ou traduz somente uma, deixando na ignorância sobre a informação do que acontece em Timor-Leste imensos portugueses e até timorenses que se encontram na diáspora e que não dominam corretamente o tétum mas sim o português e/ou o inglês. Afinal o que está a fazer a Agência Lusa em Timor-Leste ao custo de centenas de milhares de euros por ano se não cumpre a função por que alegadamente está presente naquele país dito lusófono? A Lusa não se sentirá ridicularizada quando uma timorense blogueira, Zizi Pedruco, (vide relacionado com link em cima) se propõe publicamente fazer algumas traduções de notícias de tétum para português “pro bono”, a publicar no seu blogue, porque a Lusa não acompanha devidamente os acontecimentos do quotidiano timorense, originando que a informação em português sobre TL seja completamente deficitária? - Redação, AV

1 comentário:

Anónimo disse...

Se não houve traduções nenhuma de sapo tl talvez porque a tradutora esteve doente com dengue?

hatete ema aat hela deit!!

Mais lidas da semana