terça-feira, 10 de janeiro de 2012

TUDO "DENTRO DA LEI"




Manuel António Pina – Jornal de Notícias, opinião

Conta o "Correio da Manhã" que três irmãs, de cinco, sete e oito anos de idade, oriundas de uma família carenciada e com a mãe no desemprego, têm sido obrigadas a almoçar, primeiro na rua e, depois (ó grandeza de alma!, ó altruísmo!) já no átrio da escola, obrigadas a levar pratos e talheres de casa e separadas de todas as outras crianças, como represália por a família não ter pago uma alegada dívida à Associação de Pais.

Para o pai-presidente da referida Associação de Pais, está tudo nos conformes, que é como quem diz "está tudo [a humilhação diária de três crianças para forçar a família a pagar a alegada dívida] a ser feito dentro da lei". E provavelmente, que sei eu?, estará mesmo. E como "está tudo a ser feito dentro da lei", decerto o bom homem há-de dormir de consciência tranquila, convicto de que, quando o frio começar a abrir frieiras nas mãos das meninas ou alguma adoecer, pai e mãe não terão outro remédio senão pagar o que devem.

Do que pensarão do caso os por assim dizer responsáveis da EB 1 de Carvalhos de Figueiredo (Tomar) não reza a história e Nuno Crato e o seu Ministério da Educação estão ocupados de mais a distribuir 253,7 milhões de euros (12 milhões dos quais sem explicação) por colégios privados para se preocupar com três meninas pobres de uma escola pública de Tomar. Tudo "dentro da lei", que esta gente é muito respeitadora da lei e a moral não é para aqui chamada.


Nota Página Global

Perante esta triste realidade, praticada pelos energúmenos da referida Associação de Pais, da qual o maior responsável parece ser o “pai-presidente”, temos a possibilidade de avaliar quão baixo é o nível democrático e civilizacional de indivíduos daqueles – provavelmente um cacique qualquer lá do lugarejo. Uma besta desumana como presidente de uma associação que deve zelar pelos interesses e bem-estar das crianças. E não se pode processar esta besta? Não é um crime público que ofende os Direitos das Crianças? Onde anda essa tal Comissão de Proteção de Crianças e Jovens? E os pais daquela escola não sabem expulsá-lo? A legalidade dá proteção àquela besta? Então a legalidade também é uma besta, imoral! Individuos capazes de decidir este tipo de represálias, contra seres humanos, contra crianças, repugnam.

Sem comentários:

Mais lidas da semana