segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Ana Avoila. Semana de luta que hoje começa serve de preparação para a greve geral



i online – Lusa, com foto

A coordenadora da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública considera que a semana de luta, que hoje começa, vai ser "um marco importante" para a preparação da greve geral de 22 de março.

"A Frente Comum marcou esta semana de luta contra o agravamento das condições de trabalho na Administração Pública mas também com o objetivo de preparar e dinamizar os trabalhadores para a greve geral", disse à agência Lusa Ana Avoila.

A semana de luta, convocada pela Frente Comum, tem a ver com a retirada de direitos aos funcionários públicos, a redução de salários e pensões e alteração do Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP).

"Os problemas dos trabalhadores do setor público e do setor privado são os mesmos: o aumento do custo de vida, os impostos, os problemas sociais. Por isso, esta semana de luta pode servir de preparação e para criar uma dinâmica para a greve geral, cujo objetivos se aplicam a tudo o que está a ser feito na Administração Pública", afirmou Ana Avoila.

A semana de luta, que termina a 05 de março, incluirá vigílias, plenários e debates.

O primeiro dia do protesto será ocupado com um debate sobre os efeitos das propostas do Governo na vida dos trabalhadores e nos serviços públicos.

O Governo propôs aos sindicatos da função pública a alteração do Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas de modo a instituir, nomeadamente, o banco de horas individual e grupal e a mobilidade geográfica para concelhos não confluentes com o da residência do trabalhador.

A proposta governamental prevê ainda a extinção de carreiras e categorias na área da informática e da fiscalização.

Sem comentários:

Mais lidas da semana