quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Angola: Falta de professores vai ser colmatada internamente - Ministério da Educação



NME (EL) - Lusa

Luanda, 01 fev (Lusa) - Os professores em falta para o ano letivo em Angola vão ser contratados localmente, em concurso público a abrir em todas as direções provinciais do Ministério da Educação (MED), disse hoje à Lusa o porta-voz.

António Campos acrescentou que a abertura do concurso está apenas dependente de verbas para contratar os cerca de 13 mil professores, anunciado pelo ministro angolano da educação, Pinda Simão, anunciou, em Ndalatando, província do Kwanza Norte.

O anúncio foi feito na terça-feira na cerimónia oficial abertura do ano letivo.

O porta-voz do MED adiantou que para os ensinos de base e médio existem professores em número suficiente.

"Para o ensino médio e de base, o ministério não tem nenhum acordo de cooperação com países estrangeiros, todo o recrutamento será local. Cada direção provincial vai abrir o seu concurso, conforme forem disponibilizadas as verbas pelo Ministério das Finanças", disse o porta-voz do ministério.

De acordo com António Campos, a cooperação com o exterior existe apenas no ensino superior e no campo da formação profissional, com o Brasil, cujos professores se deslocam a Angola para a capacitação de angolanos.

Na cerimónia em Ndalatando, Pinda Simão disse que os cerca de 13 mil novos professores a serem contratados vêm reforçar o quadro docente do país, que conta atualmente com 218.233 docentes para os ensinos primário e secundário.

O ano letivo que agora começa vai ter um parque escolar reforçado, com um total de 56.429 estabelecimentos de ensino.

Leia mais sobre Angola e também sobre a Guiné-Bissau

Sem comentários:

Mais lidas da semana