quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

PR defende a livre circulação de pessoas e bens nos países do Golfo da Guiné



MYB – Lusa

São Tomé, 01 fev (Lusa) - O Presidente são-tomense defendeu hoje que Angola e São Tomé e Príncipe devem acelerar iniciativas para a livre circulação de pessoas e bens entre os dois países e que devia ser alargada à região do Golfo da Guiné.

"Estou convencido que nós iremos chegar lá, os dois governos, quando a oportunidade for a melhor, farão tudo para que isso venha a acontecer", disse Manuel Pinto da Costa.

"Porque a livre circulação de pessoas e bens seria altamente positiva, não só entre São Tomé e Príncipe e Angola, mas também nos países que fazem parte do Golfo da Guiné", acrescentou.

Pinto da Costa regressou hoje de uma visita oficial de dois dias a Luanda onde se encontrou com o seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, e foi recebido numa sessão solene especial da Assembleia Nacional de Angola.

"Temos que encontrar projetos, temos que ter ideias, temos que ter parceiros que realmente estejam interessados em trabalhar connosco para também ganharem dinheiro", disse o chefe de Estado são-tomense.

"Da parte de Angola, encontrámos muita abertura e cabe-nos fazermos o nosso trabalho de casa, cabe ao nosso Executivo aproveitar essa oportunidade para reforçarmos essa cooperação", explicou.

Pinto da Costa anunciou outras visitas semelhantes aos países da sub-região.

"Iremos fazer também a mesma coisa com outros países, nomeadamente os países do Golfo da Guiné para termos umas relações sólidas com os nossos vizinhos", disse, sublinhando que as "declarações políticas de amizade não são suficientes", sendo necessário que sejam acompanhadas "de realizações de coisas concretas".


Sem comentários:

Mais lidas da semana