quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Começaram primeiros voos diretos entre a África do Sul e o continente chinês



AC - Lusa

Pequim, 02 fev (Lusa) - A companhia South African Airways (SAA) iniciou esta semana os voos regulares diretos entre Joanesburgo e Pequim, respondendo ao crescente relacionamento entre a China e a África do Sul, anunciou um jornal chinês na quarta-feira.

A viagem, de cerca de quinze horas, é também a primeira ligação direta entre o continente chinês e aquele pais africano.

Inicialmente, a SAA efetuará três voos por semana entre Joanesburgo e Pequim, mas "se o negócio correr bem, no futuro, a rota será assegurada uma vez por dia", disse o presidente da companhia, Siza Mzimela, citado pelo China Daily.

A China é o maior parceiro comercial da África do Sul.

Em 2011, o comércio bilateral cresceu 76,7 por cento em relação ao ano anterior, somando 45,43 mil milhões de dólares (34,56 mil milhões de euros).

Os turistas chineses que visitam a África do Sul aumentaram 18 por cento em 2011 e o movimento "deverá crescer ainda mais em 2012", indicou o ministro sul-africano do Turismo, Marthinus Van Schalkwyk, sem precisar números.

"A África do Sul vê a China como um mercado prioritário e haverá cada vez mais chineses a visitar a África do Sul", disse o embaixador sul-africano em Pequim, Bheki W. J. Langa, salientado que a embaixada do seu país "facilitou" o processo de concessão de vistos.

China e África do Sul pertencem ao bloco de economias emergentes BRICS, que inclui também o Brasil, Índia e Rússia.

Até agora, as ligações aéreas entre o continente chinês e a África do Sul eram feitas através de Hong Kong, Singapura ou Dubai.


1 comentário:

Anónimo disse...

Seria viável uma ligação aérea entre São Paulo, Luanda, Africa do Sul, Timor Leste e China?

Mais lidas da semana