quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Comboio de Ban Ki-moon é atacado a sapatadas ao entrar na Faixa de Gaza



Opera Mundi – EFE, Gaza

No mundo árabe, jogar sapatos contra uma pessoa significa desprezo

O comboio que levou nesta quinta-feira (02/02) à Gaza o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, foi atacado por dezenas de palestinos que lançaram sapatos e cadeiras de plástico na entrada na faixa, informaram testemunhas à Agência Efe.

No mundo árabe, jogar sapatos contra uma pessoa significa desprezo. A agressão contra o carro em que viajava Ban e os veículos que o escoltavam ocorreu após passar pela passagem de fronteira de Erez, no norte da faixa, em um incidente em que ninguém ficou ferido.

O comboio seguiu seu caminho em direção à localidade de Khan Yunis, no sul do território. A previsão era Ban inaugurar uma obra financiada pelas Nações Unidas na localidade.

Dezenas de familiares de palestinos presos em prisões israelenses se reuniram no início da manhã nos arredores da passagem de fronteira para protestar contra a visita. Ban se negou a receber familiares de réus e de palestinos mortos em ataques do Exército israelense.

O secretário-geral da ONU faz uma viagem de dois dias a Israel e aos territórios palestinos ocupados para tentar convencer as partes a retornar à mesa de negociação e retomar o diálogo de paz que permanece estagnado desde setembro de 2010.

Leia mais

Sem comentários:

Mais lidas da semana