segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

CPLP: Cabo Verde condiciona apoio à adesão da Guiné Equatorial ao cumprimento...


Teodore Obiang, o ditador sanguinário da Guiné Equatorial

... dos estatutos da comunidade

JSD - Lusa

Cidade da Praia, 20 fev (Lusa) - Cabo Verde apoia a entrada da Guiné Equatorial na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) desde que o país cumpra os pressupostos estatutários da organização, disse hoje o primeiro-ministro cabo-verdiano.

Em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV), citadas pela Inforpress, José Maria Neves disse, porém, que Cabo Verde não vê nenhum problema quanto ao ingresso da Guiné Equatorial na CPLP, adiantando que o regime de Teodoro Obiang Nguema, no poder desde 1979, está a introduzir reformas no país.

Para o primeiro-ministro cabo-verdiano, a integração da Guiné Equatorial como membro de pleno direito na CPLP "pode ser benéfico", já que permite à comunidade exercer um "papel positivo" nas mudanças e transformações políticas e económicas em curso no país.

Segundo José Maria Neves, se a questão da Guiné Equatorial estiver na agenda da próxima cimeira da CPLP, em Maputo, e, estando cumprido o roteiro, conforme as orientações da conferência de Luanda, o arquipélago "não se oporá" à entrada do país, que adotou já o português como língua oficial.

Na cimeira de Luanda (Angola), realizada em 2010, os chefes de estado e do governo mandataram a presidência em exercício e o Secretariado Executivo da CPLP para elaborar um programa de apoio às reformas a concretizar pela Guiné Equatorial para dar pleno cumprimento às disposições estatutárias da CPLP, particularmente no que respeita à adoção e utilização efetiva da língua portuguesa.

A presidência em exercício da CPLP ficou ainda incumbida de elaborar um relatório de avaliação dos progressos realizados pela Guiné Equatorial, que será submetido aos chefes de estado na próxima conferência de Maputo, a realizar-se em julho próximo, apesar das reservas já manifestada por Portugal e Moçambique.

Leia mais sobre Cabo Verde - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

1 comentário:

mrvadaz disse...

Sim, com todo o direito ao cinismo, Cabo Verde apoia a adesão da Guiné Equatorial na CPLP. E daí?

Se falarmos em direitos humanos "mambá ki kau mária" porque aqui na CPLP reina a Lei CCC, ou seja, Comes, Consentes e Calas. Quem contestou o regime do Zedu em Angola?

http://mrvadaz.blogspot.com/2012/02/cabo-verde-apoia-porque-nao.html

Mais lidas da semana