sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

DEUS NOS SALVE DE TAUR MATAN RUAK SER ELEITO PRESIDENTE DA REPÚBLICA



Ana Loro Metan

Reparo que a Lusa divulgou notícia de Timor-Leste sobre o reconhecimento público do CNRT-Xanana Gusmão de que Taur Matan Ruak é o seu candidato presidencial. Eles dizem que o apoiam, o que vai dar no mesmo. Finalmente disseram verdade, desnudaram um pouco do que há dois anos vem sendo cozinhado e que por aqui vimos dizendo desde esse momento.

Vai daqui o meu vibrante lamento por constatar que Taur é um grande cara de pau ao ter deixado ocultar o que para todos era evidente e que ele próprio anunciava por corredores e gabinetes há cerca de dois anos, todo entusiasmado. Acenaram-lhe com a cenoura e ele lá a vem perseguindo desde aí. Esperemos que a cenoura não esteja num pau colado a ele próprio e que assim nunca mais lhe chegue. Numa certa perspetiva seria didático, se bem que arrasante para Taur, porque talvez se convencesse de uma vez por todas de que Xanana Gusmão e os párias que o rodeiam (não todos mas a maioria) não são de confiança e que visam as pessoas de quem se possam servir e não o contrário. O tempo o dirá.

No momento de apresentação da candidatura, em 9 ou 10 de Outubro, em Mertuto, Ermera, Taur Matan Ruak disse: "Quero que todas as pessoas tenham oportunidades na vida" e também que queria "levar Timor-Leste para a frente, desenvolver mais o país porque muitas pessoas ainda estão a sofrer".

Não deixa de ser curioso este tipo de discurso (que para os ingénuos cai sempre bem). É que se não existem mais timorenses com oportunidades e se existem timorenses a sofrer presentemente tal se deve ao atual PM e ao seu governo, maioritariamente CNRT, comandado por Xanana Gusmão, as mesmíssimas pessoas que há cerca de dois anos andam a cozinhar a sua candidatura. E então é agora, no caso de ser eleito PR, que tudo se vai resolver, tudo ou parte muito substancial? Porque razão? Porque Matan Ruak será o PR?

Dá o que pensar. Saberá este candidato os poderes que pertencem ao PR de Timor-Leste? Saberá que o PR não governa? Taur promete afinal o quê?

Felizmente, pelos indícios, Ramos Horta vai colher muitos votos. O mesmo para Lu Olo. Já se desenha a grande visão de que Taur Matan Ruak não vai colher o que podia guindá-lo à presidência da república - por ser apoiado por Xanana Gusmão e a sua pandilha. A segunda volta das eleições será disputada novamente por Lu Olo e Ramos Horta. Assim seja. Com Taur candidato de Xanana, Deus nos salve.

Leia em Timor-Leste ou em TL Eleições 2012 matéria relacionada

ELEITORES TIMORENSES: PARTICIPEM NA SONDAGEM “VOTO PARA PR DE TIMOR-LESTE”, na barra lateral

7 comentários:

Anónimo disse...

Oh Ana Loro Metan,

Parcialmente estamos de acordo, o Taur poderá ser um bom rapaz, mas só conhece a voz das armas e Timor neste momento precisa de tudo, menos de armas.
Enfim que seja o melhor para Timor.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Finalmente a máscara do general Taur Matan Ruak caíu por terra,deixando de ser independente para se tornar um candidato partidário do CNRT.

Anónimo disse...

Vocês ouviram as declarações de Taur Matan Ruak em Suai? Não devem ter ouvido porque se tivessem ouvido não estariam aqui com tanta estupidez acumulada.
Até me dá vontade de rir com tanta ignorância sobre o candidato Taur. Nem a FRETILIN acredita que ele é candidato de Xanana,só vocês insistem nesta mentira, que agora já acreditam que seja verdade.
Tentem conhecer Taur e terão uma surpresa agradável.

Anónimo disse...

Os comentários e aquilo que vimos lendo no PG é que ninguém está contra Taur mas sim contra o candidato de Xanana-CNRT. Também um pouco contra o fato de o senhor Taur se candidatar deixando as forças armadas, também por ser militar e poder conter riscos se for eleito, também por ter ocultado todo este tempo que era candidato de Xanana. É só isso. O que demonstra que o senhor general não é tão impoluto, tão inocente, tão ingénuo, tão bonzinho quanto querem alguns fazer acreditar. Ele pode constituir um perigo, junto com Xanana, para a estabilidade e democracia de Timor e isso é sempre de rejeitar.

Anónimo disse...

o problema é que Taur Matan Ruak não o candidato do CNRT do Xanana. O CNRT pode ter tentado cozinhar isto há dois anos, mas hoje é o Taru que marcha á frente e o CNRT perdeu o fio à meada e só agora se arrasta miseravelment atrás do candidato Taur Matan Ruak. CNRT não tem candidato próprio porque não o consegue ter. CNRT não tem identidade. Mari ALkatiri pode ter razão ao afirmar que no dia em que Xanana se for embora o CNRT morre.

Anónimo disse...

Taur não é de certeza absoluta candidato de Xanana, mas o CNRT fará de tudo para acreditarem que TMR é candidato deles.
Xanana precisa de Taur para lhe limpar a imagem conspurcada dele. Por isso mandou o Horta à fava, porque o Horta está tão sujo como ele.
Taur não precisa de Xanana, Xanana precisa dele.

Taur vale o que vale, e não precisa de atestados de mérito de NINGUÉM!

Anónimo disse...

Timor não precisa de PR enquanto xanana estiver no poder pois ele é quem manda. O único que podia ser contra poder seria lu-Olo mas infelizmente isso não vai acontecer enquanto a ONU/Australia e Portugal estiverem em Timor,

Mais lidas da semana