quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Guiné-Bissau: UE dá mais um milhão de euros para eleições presidenciais



FP - Lusa

Bissau, 23 fev (Lusa) - A União Europeia disponibilizou um milhão de euros para apoiar as eleições presidenciais da Guiné-Bissau, de 18 de março, informou hoje a delegação da instituição em Bissau.

O dinheiro é disponibilizado através do Projeto de Apoio aos Ciclos Eleitorais nos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e Timor-Leste.

Recentemente, a União Europeia já tinha apoiado a Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau com 320 mil euros (210 milhões de francos CFA).

O apoio de um milhão de euros foi aprovado pela União Europeia na passada quarta-feira, segundo um comunicado da delegação em Bissau.

O dinheiro será depositado num fundo gerido pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) para apoiar as eleições presidenciais.

"Com este importante apoio suplementar, a União Europeia faz mais uma vez a prova do seu compromisso com a paz, a democracia e o estado de direito na Guiné-Bissau. Neste contexto, a União Europeia reitera o seu apelo às instituições, partidos políticos e cidadãos da Guiné-Bissau para que as próximas eleições presidenciais decorram num clima de transparência, de liberdade e de tranquilidade", diz o comunicado.

Na semana passada, a Nigéria e a CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) também contribuíram com três milhões de dólares (2,2 milhões de euros) para a realização das eleições presidências.

O presidente da CNE, Desejado Lima da Costa, estimou em quatro milhões de euros o montante necessário para realizar as eleições.

A Guiné-Bissau vai escolher um novo Presidente, na sequência da morte de Malam Bacai Sanhá, em janeiro passado.

Leia mais sobre Guiné-Bissau - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos

Sem comentários:

Mais lidas da semana