quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

JAPÃO QUER EXPLORAR CARVÃO MOÇAMBICANO



PMA - Lusa

Maputo, 09 fev (Lusa) - O Japão está interessado em envolver-se na exploração de carvão mineral em Moçambique, anunciou na quarta-feira em Maputo o vice-ministro japonês da Indústria, Comércio e Economia japonês, Tandahiro Matsushita.

No final de uma audiência com o Presidente moçambicano, Tandahiro Matsushita disse à imprensa que pediu a Armando Guebuza a atribuição de uma licença de exploração de carvão à Nippon Steel, uma empresa do seu país já envolvida em atividades de pesquisa do minério.

"No encontro com o Presidente Guebuza, falámos da exploração de carvão em Tete, porque há uma empresa japonesa que já está a trabalhar na pesquisa e prospeção e que quer licença de concessão para mineração", afirmou Tandahiro Matsushita.

O vice-ministro japonês da Indústria, Comércio e Economia japonês adiantou que empresas do seu país pretendem igualmente envolver-se na reabilitação de infraestruturas em Moçambique, como forma de ajudar o país a desenvolver-se e a criar emprego.

Moçambique, sobretudo a província de Tete, centro do país, e potencialmente Niassa, norte, detém reservas de carvão que estão entre as maiores do mundo, algumas já concessionadas a multinacionais do Brasil, Austrália, Índia e China.

Sem comentários:

Mais lidas da semana