quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Aumento do tráfico de droga é preocupante, mas não inesperado -- Embaixadora EUA



CABO VERDE

JSD - Lusa

Cidade da Praia, 09 fev (Lusa) - O aumento de todo o tipo de tráficos em Cabo Verde, sobretudo de droga, é "preocupante, mas não inesperado", disse hoje à Agência Lusa a embaixadora dos Estados Unidos na Cidade da Praia.

Adrienne O'Neal, que chegou à Cidade da Praia a 09 de dezembro de 2011, mostrou-se, porém, "orgulhosa" da cooperação norte-americana com Cabo Verde, salientando o trabalho desenvolvido pelas autoridades locais na apreensão de 1,5 toneladas de cocaína em outubro do ano passado, além de outras ações.

"(O aumento do tráfico) Preocupa, sim, mas não é inesperado. Essas coisas seguem o seu desenvolvimento normal. Enquanto Cabo Verde tiver maior capacidade comercial em vários setores, todos esses males aparecem", afirmou a diplomata norte-americana, expressando-se num português fluente e suave.

Salientando que o Governo de Cabo Verde tem denunciado "consistentemente" as atividades ilegais no seu território, O'Neal, que já esteve não como embaixadora mas como conselheira nas missões diplomáticas norte-americanas em Lisboa, Brasília e Maputo, entre outras, elogiou também a "convicção" cabo-verdiana.

"O Governo tem denunciado consistentemente estas atividades, com (a detenção de) pessoas envolvidas. Tem uma convicção de não deixar esses elementos negativos infiltrar e interromper o desenvolvimento do país", sustentou.

Para O'Neal, "muito interessante" é a cooperação militar entre os dois países, sobretudo nos últimos anos, quando os Estados Unidos se aperceberam da importância estratégica do arquipélago no Atlântico Médio, com uma atenção maior do Comando Militar norte-americano para África (AFRICOM), com sede em Estugarda, Alemanha.

"No âmbito militar, é muito interessante, porque temos o AFRICOM, que se interessou por esta posição estratégica de Cabo Verde e a conexão com o tráfico de drogas, de pessoas, de qualquer bem", sublinhou, destacando a colaboração entre militares dos dois países.

"Estamos orgulhosos dessa parceria, que logrou a apreensão de 1,5 toneladas de cocaína recentemente. Os militares norte-americanos, quando aqui chegam, sabem da maior capacidade do país. Há meios humanos e materiais e é por isso que o nível de cooperação é cada vez maior", destacou.

Segundo O'Neal, Washington tem, por isso, "interesse" em reforçar a cooperação, alargando-a a outros domínios, tendo em conta também a presença, em Cabo Verde, de cerca de 5.000 cidadãos norte-americanos e a vasta comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos.

Questionada pela Lusa sobre a questão dos deportados cabo-verdianos, expulsos dos Estados Unidos por falta de visto, a diplomata norte-americana lembrou que tem havido uma descida "significativa" e que a tendência continuará a caminhar para uma diminuição cada vez maior - 30 em 2009 e menos desde então.

Sobre os problemas que afetam, em geral, a África Ocidental, O'Neal salientou a importância de o arquipélago não ter um historial de violência ou de conflitos políticos - "que eu saiba, nem tem terrorismo" -, mas de estabilidade.

Admitindo que os problemas na região oeste-africana afetarão sempre Cabo Verde, O'Neal indicou que, em dois meses em funções, já ouviu declarações do Governo cabo-verdiano de muita atenção e preocupação ao que se passa, sobretudo na Guiné-Bissau.

"O Governo cabo-verdiano tem uma consciência regional muito desenvolvida", concluiu.

Sem comentários:

Mais lidas da semana