Clique para ampliar |
Redação PG-CT
Timor-Leste, eleições. Sendo verdade que as sondagens valem o que valem e que as realizadas com perspetivas eleitorais reservam muitas vezes grandes surpresas, mais falíveis ainda são as que os órgãos de comunicação social põem à disposição dos leitores.
Portanto, fica sabendo que o quadro da sondagem postado acima tem o valor correspondente à não fiabilidade. Neste caso até poderá ser considerado com tendências correspondentes à linha partidária ou simpatizante dos que lêem o Suara Timor Lorosae – uma vez que a sondagem foi dali retirada.
São os que usaram e participaram no Suara Timor Lorosae que colocam José Luís Guterres, o homem de confiança de Xanana, em primeiro lugar nas sondagens para a eleição à Presidência da República – realidade muito improvável.
A segunda posição é ocupada por Taur Matan Ruak e a terceira por Fernando Lasama Araújo. Francisco Lu-Olo Guterres é, nesta sondagem, o candidato na quarta posição e José Ramos Horta está em quinto lugar.
Não é de acreditar que a sondagem revele neste momento alguma fiabilidade porque José Luís Guterres certamente que terá uma votação abaixo de todos os candidatos por nós citados e nesse caso será o quinto candidato mais votado. Lasama em quarto lugar será possível e até muito provável, mas sempre com menos votos eleitorais que Lu-Olo, Ramos Horta ou Taur Matan Ruak. Estamos em crer que a grande disputa será entre estes três candidatos e até é muito provável que não tenha de existir segunda volta das eleições.
Ainda hoje a campanha eleitoral teve início oficial. Daqui até ao dia das eleições muita coisa pode acontecer, mas a luta será entre quatro candidatos e todos os outros que se propuserem ao pleito sabem que beneficiarão de fazer currículo, propaganda partidária e pouco mais.
Acompanharemos a evolução deste tipo de sondagens em órgãos de comunicação social timorenses e partilharemos convosco o que descobrirmos e as nossas opiniões. Nesta mais acima o improvável vencedor seria José Luís Guterres (Xanana boy), nem pensar!
Leia mais sobre Timor-Leste - use os símbolos da barra lateral para se ligar aos países lusófonos pretendidos.
2 comentários:
ESSA GENTE TA TODA MALUCA E ANDAM DESCOMPASSADAS AO RÍTIMO DO TEMPO
em Timor-Leste, as sondagens não valem nada. Os que conduzem as sondagens facilmente manipular as opiniões públicas. Nós sabemos quem é a STL. é para o lixo
Enviar um comentário