domingo, 12 de fevereiro de 2012

Líder da Al-Qaida apoia rebelião em vídeo divulgado na Internet



PNE - Lusa

Hong Kong, 12 fev (Lusa) -- O líder da Al-Qaida, Ayman al-Zawahiri, manifestou o seu apoio ao movimento de contestação na Síria num vídeo divulgado em fóruns jihadistas, informou hoje o centro americano de monitorização dos sítios islâmicos na Internet (SITE).

No vídeo intitulado "Adiante, leões da Síria" e divulgado no sábado, Ayman al-Zawahiri acusa o regime de Bachar al-Assad de crimes contra os seus cidadãos e elogia os que se revoltam contra o governo sírio, de acordo com o SITE.

No vídeo de mais de oito minutos, Zawahiri surge diante de uma cortina verde e encoraja os sírios a não confiarem mais nos governos ocidentais e árabes, que impõem, segundo alega, um regime subserviente ao oeste.

O líder da Al-Qaida apela aos muçulmanos da Turquia, Jordânia e do Líbano para apoiarem a rebelião e derrubarem o regime atual que qualifica de anti-islâmico.

A repressão levada a cabo pelo regime sírio no país já causou desde março do ano passado mais de 6.000 mortos, de acordo com as Nações Unidas.

Os representantes dos países membros da Liga Árabe reúnem-se hoje no Cairo para discutir a crise na Síria.

Ayman al-Zawahiri sucedeu a Usama Bin Laden na liderança da Al-Qaida após a morte do fundador da rede terrorista em maio de 2011 pelas forças armadas americanas no Paquistão.

Sem comentários:

Mais lidas da semana