terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Missão de empresários de Fortaleza visita Cabo Verde



A Semana (cv)

Uma missão de empresários e representantes de instituições de Fortaleza visita Cabo Verde entre os dias 19 e 26 de Abril. Entre outros objectivos, a missão vem tentar promover uma aproximação entre as alfândegas de Cabo Verde e Brasil.

Segundo o presidente da Ceará Trade Brasil e da Câmara Brasil Angola no Ceará, Roberto Marinho, a missão vem promover a aproximação entre as alfândegas do Brasil e Cabo Verde, a fim de viabilizar uma parceria.

“O objectivo é que as instituições e os empresários conheçam a dinâmica dos negócios em Cabo Verde e os relacionamentos do país com a Costa Africana”, explica, acrescentando que outro eixo será conhecer os incentivos para investimentos através da Zona Franca de Cabo Verde, semelhante à Zona de Processamento de Exportação existente no Ceará.

A comitiva terá entre 15 e 20 pessoas e será composta por membros da directoria da Companhia Docas do Ceará, Comissão de Comércio Exterior do Ceará (CCE), câmaras Brasil-Portugal e Brasil-Angola no Ceará, Sebrae, Abase, Fiec/CIN, Sindicatos das Indústrias e empresários. Todas estas organizações foram protagonistas do esforço que culminou na assinatura recente do protocolo de cooperação entre a Enapor (Cabo Verde) e a Companhia de Docas do Ceará (Brasil).

Estão programadas visitas à Embaixada Brasileira, Câmaras de Comércio Indústria e Serviços de Sotavento e de Barlavento, Cabo Verde Investimentos, Zonas Francas e Industriais da Praia e de Lazareto. No Porto da Praia e Porto Grande do Mindelo, a comitiva vai conhecer as modernas instalações portuárias cabo-verdianas.

“A grande importância da participação nesta missão é o entendimento sobre o grande potencial de negócios em África, o que possibilitará a geração de carga para viabilizar a criação da rota marítima entre o Ceará e Cabo Verde”, completa Marinho.

Sem comentários:

Mais lidas da semana