terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Moçambique: SUMOL E COMPAL REFORÇA APOSTA EM ÁFRICA



Dírcia Lopes - Económico

Empresa vai investir oito milhões de euros na fábrica em Moçambique e quer exportar para os países vizinhos.

A compra de uma fábrica em Moçambique não irá inviabilizar o investimento já previsto pela Sumol+Compal numa unidade industrial em Angola. Uma intenção confirmada pela própria empresa, no mesmo dia em que anunciou a operação no mercado moçambicano. "Os mercados internacionais ocupam um lugar cimeiro na estratégia da Sumol+Compal", defendeu o director de comunicação da companhia, João Paulo Machado, ao Diário Económico. Nesse sentido, reforça, a empresa "mantém o compromisso para a construção de uma unidade industrial em Angola".

A nova fábrica em Moçambique (cuja aquisição foi anunciada na passada sexta-feira), servirá para produzir as suas marcas de bebidas no mercado moçambicano. Além disso, será usada para exportar para os restantes 12 países que fazem parte da ‘Southern African Development Community' (SADC), mercado que inclui a região da África Austral.

No primeiro ano de actividade, a empresa liderada por Duarte Pinto vai investir cerca de oito milhões de euros na unidade instalada nos arredores de Maputo, estando a execução do contrato prevista para a primeira quinzena de Março. Nesta fase, a empresa ainda não revela qual será a capacidade de produção ou o volume de produtos que espera exportar a partir de Moçambique. Para já, foi constituída a Sumol+Compal Moçambique que, para já, é detida a 90% pelo grupo português.

Sem comentários:

Mais lidas da semana