terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Oposição apela à intervenção da comunidade internacional para evitar problemas



MB - Lusa

Bissau, 28 fev (Lusa) - Os partidos políticos da Guiné-Bissau reunidos no chamado Fórum da Oposição Democrática pediram hoje a intervenção da comunidade internacional no sentido de evitar eventuais problemas nas eleições presidenciais antecipadas de 18 de março.

Segundo Fernando Vaz, a oposição democrática transmitiu esta preocupação numa reunião realizada hoje com alguns representantes da comunidade internacional em Bissau aos quais apresentou alegadas irregularidades que estariam a ser "orquestradas" pelo Governo.

De acordo com Fernando Vaz, que disse falar em nome do Fórum da Oposição Democrática, o Governo está a utilizar meios do Estado na campanha do candidato Carlos Gomes Júnior, atual primeiro-ministro, e ainda estaria a conduzir de forma tendenciosa a entrega da segunda via do cartão de eleitor.

"Informámos a comunidade internacional sobre estes atos fraudulentos e esperamos que faça algo no sentido de chamar à razão o Governo, evitando desta forma as perturbações que possam advir destes atos", afirmou Fernando Vaz.

O dirigente reafirmou a determinação dos partidos da oposição no sentido de levarem avante a intenção de realizar uma manifestação de desagrado sobre aquelas alegadas irregularidades no próximo dia 01 de março em frente ao Supremo Tribunal de Justiça, que acusam de parcialidade.

A oposição afirma discordar da decisão do Supremo Tribunal quando aceitou a candidatura do primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior.

"O Supremo Tribunal prestou um péssimo serviço à Nação e à democracia", frisou Fernando Vaz, destacando que os representantes da comunidade internacional presentes na reunião prometeram falar com as autoridades para saber o que se passa, para depois voltar a encontrar-se com os partidos da oposição.

Na reunião participaram os embaixadores da África do Sul, dos Estados Unidos, da União Africana, da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental) e elementos das Nações Unidas.

Fernando Vaz disse que elementos das embaixadas europeias não se fizeram representar na reunião, sem, no entanto, especificar os motivos.

Contactada pela agência Lusa, fonte do gabinete do representante do secretário-geral das Nações Unidas em Bissau disse que Joseph Mutaboba, que não assistiu ao encontro, já tinha iniciado as consultas com as forças vivas da Guiné-Bissau.

A fonte frisou que nesse quadro Joseph Mutaboba já se tinha encontrado na semana passada com o ex-Presidente Kumba Ialá e nos próximos dias vai reunir-se com o Governo, elementos da sociedade civil e das igrejas.

Sem comentários:

Mais lidas da semana