quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Portugal: Rosa Mendes acusa Luís Marinho de ter decidido o fim das suas crónicas



Adriano Nobre - Expresso

Pedro Rosa Mendes diz que diretor-adjunto da informação da RDP confirmou à ERC que a decisão foi de Luís Marinho. Diretor-geral de Conteúdos da RTP desmente "categoricamente" o jornalista.

O jornalista Pedro Rosa Mendes revelou hoje, no Parlamento Europeu, que o diretor-adjunto de informação da RDP, Ricardo Alexandre, terá confirmado, durante a sua audição na ERC, que a decisão de suspender o seu espaço de crónicas na Antena 1 foi tomada pelo diretor-geral de Conteúdos da RTP, Luís Marinho.

"Luís Marinho, num momento de honestidade infeliz, admitiu que não tinha gostado da crónica e que ela ia acabar. O diretor-adjunto da RDP, Ricardo Alexandre, confirmou isso ontem na ERC. Ou seja, não era eu que estava a mentir", disse o jornalista na sua intervenção de hoje na conferência "Liberdade de expressão sob austeridade - um caso em Portugal", organizada pelo eurodeputado Rui Tavares.

"Só quem é ingénuo é que não vê"

Qualificando a decisão como um "ato de censura", Pedro Rosa Mendes recordou que na crónica em questão tecia fortes críticas ao programa "Reencontro", emitido em direto de Luanda pela RTP1.

"Só quem é ingénuo é que não vê que em Portugal o takeover de sectores estratégicos da economia portuguesa está a reduzir aquilo que é permitido dizer", constata agora o jornalista, que lamenta a "ironia política" da "vingança pós-colonial". "Hoje, Angola é claramente a metrópole de Portugal, que está a ser lentamente colonizado nos sectores vitais", diz.

No caso concreto da suspensão da sua crónica na Antena 1- bem como das crónicas dos restantes quatro comentadores que ocupavam aquele espaço radiofónico nos restantes dias da semana - Pedro Rosa Mendes sublinhou ainda que "há uma tutela política diretamente responsável por isto".

"É uma tutela que tem sido especialmente presente e interventiva nesta legislatura", diz, lamentando o facto de "termos agentes democráticos ao serviço de um país que tem petróleo, mas não tem ainda credibilidade internacional".

Contactado pelo Expresso, o diretor-geral de Conteúdos da RTP, Luís Marinho foi taxativo. "Desminto categoricamente o senhor Pedro Rosa Mendes. Não foi uma decisão unilateral e muito menos imposta à direção de informação da RDP", esclareceu, revelando ainda desconhecer a veracidade da informação sobre as alegadas palavras do diretor-adjunto da estação, Ricardo Alexandre, à ERC.

Até ao momento, não foi possível obter uma reação do diretor-adjunto de informação da RDP.

Sem comentários:

Mais lidas da semana