terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Portugal: Seguro reunido com Passos Coelho em São Bento




Público - Lusa

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o secretário-geral do PS, António José Seguro, estão reunidos nesta terça-feira em São Bento, disse à Lusa fonte do gabinete do chefe do Governo.

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, e o secretário-geral do PS, António José Seguro, estão reunidos nesta terça-feira em São Bento, revelou fonte do gabinete do chefe do Governo.

A agenda do encontro, que decorre a pedido do primeiro-ministro, não foi revelada.

A reunião entre Seguro e Passos Coelho decorre na véspera do início da terceira avaliação da ‘troika’ do programa de ajuda externa a Portugal.

O último encontro tornado público entre o primeiro-ministro e o líder da oposição aconteceu a 26 de Janeiro, dias antes do Conselho Europeu informal que se realizou em Bruxelas a 30 de Janeiro.

No final desse encontro, António José Seguro disse aos jornalistas ter insistido que os limites ao défice e à dívida devem ficar inscritos numa “lei de valor reforçado” e não na Constituição.

O secretário-geral do PS não quis, contudo, pronunciar-se sobre “outras questões políticas” por se encontrar na residência oficial de São Bento, deixando um pedido: “Respeitem, por favor, a circunstância em que estou e o local também onde estou”.

Antes, Pedro Passos Coelho e Seguro tinham-se encontrado a 21 de Dezembro, na residência oficial de São Bento, em Lisboa, num dia em que ambos tinham participações em convívios de Natal com os grupos parlamentares dos respectivos partidos.

Os temas desse encontro, que durou cerca de 40 minutos, não foram divulgados por nenhuma das partes. No final, o secretário-geral do PS afirmou aos jornalistas: “O senhor primeiro-ministro solicitou que tivéssemos uma reunião em São Bento, mas é minha regra de ouro nunca falar sobre as reuniões que tenho com o senhor Presidente da República ou com o primeiro-ministro”.

António José Seguro considerou então “normal que numa democracia o primeiro-ministro queira falar com o líder do maior partido da oposição”.

Em Dezembro, o primeiro-ministro e o secretário-geral e líder do PS já tinham estado reunidos em São Bento a propósito de um Conselho Europeu.

Antes, tinham-se encontrado em Novembro, durante o processo de discussão do Orçamento do Estado para 2012, que acabaria aprovado pela maioria parlamentar PSD/CDS-PP com a abstenção do PS e os votos contra da restante oposição, PCP, BE e PEV.

Sem comentários:

Mais lidas da semana