segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

TIMOR-LESTE EM TERCEIRO LUGAR NO “RANKING DA FOME” MUNDIAL




Segundo uma ONG local, Timor-Leste está no pódio dos países que sofrem de subnutrição, apenas superado pelo Afeganistão e Yemen, informa o jornal Independente.

De acordo com a directora da ONG Hiam Health, Rozalia Martins da Cruz, um recente relatório do Ministério da Saúde revela que no ano passado a subnutrição atingiu os 56%, comparativamente com os 43% registados em 2004.

Fundada em 2003, a Hian Health tem como objectivo ajudar as crianças com problemas alimentares. Segundo o jornal Independete, em 2010 78 crianças receberam assistência, contudo uma delas acabou por falecer.

No ano seguinte, foram três raparigas e um rapaz que sucumbiram aos problemas de nutrição, entre 149 crianças (72 raparigas e 77 rapazes). Os dados foram revelados na passada sexta-feira durante a visita da esposa do presidente da FRETILIN, Cidália Mouzinho Guterres à Hiam Health.

A mesma refere que este é um problema que o país não pode ignorar e pede ao Ministério da Educação para reforçarem a formação cívica ao universo feminino timorense no que à alimentação saudável diz respeito.

“A subnutrição é um problema de todos os timorenses”, conclui.

SAPO TL com Jornal Independente

5 comentários:

Anónimo disse...

Situação gravíssima! Impor esse sofrimento principalmente às crianças é de uma crueldade sem tamanho

Anónimo disse...

agradece ao Ramos Horta e Xanana Gusmao

Anónimo disse...

agradece ao Ramos Horta e Xanana Gusmao

Anónimo disse...

Caros Timorenses,

Lá donde a Lucrécia vem, todas as familias tinham uma horta e cultivavam os seus legumes ao lado da casa, aqui este povo fica à espera da saca do arroz do governo.
Grande parte desta mal nutricão, não é falta de comida, mas sim comer erradamente, Timor só come arroz e pensa que estar de barriga cheia é porreiro.
Povo de Timor, comecem a cavar e a fazer hortas em vez de estar à espera que o governo leve arroz. Já agora plantem umas arvores.

Beijinhos da Querida Lucrécia

Anónimo disse...

Querida Lucrecia,concordo plenamente contigo.Cada família timorense tem sempre um pedaço de quinta para se produzir e obter uma alimentação mais saudavel.Infelizmente querida Lucrecia"DEUS DÁ ASAS A QUEM NÃO SABE VOAR."

Mais lidas da semana